Emanuela Souza

O mês de Novembro é marcado pela campanha “Novembro Azul”, que visa alertar os homens sobre os riscos do câncer de próstata e as formas de prevenção do mesmo. O urologista Dr. Felipe Caldeira, associado à Divimédicos explica o diagnóstico da doença e como funciona o tratamento.

O câncer de próstata trata-se de um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente. É mais comum em homens entre 40 e 60 anos de idade e é o segundo câncer que causa mais mortes no Brasil. No país, estima-se que em 2016 foram 61.200 casos diagnosticados.

A doença é silenciosa, não possui sintomas. A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens que possuem ocorrência hereditária devem começar os exames a partir dos 40 anos, e os demais a partir dos 45. Dentre os fatores de risco estão a obesidade, alimentação e estilo de vida sedentário.

A única maneira de se evitar é o diagnóstico precoce, através do exame de sangue e de toque. Ainda há uma questão cultural pesada em torno do exame de toque, é um tabu entre os homens, e devido correm o risco de descobrirem a doença quando já está em estágio avançado.

Dr. Felipe afirma que se diagnosticado precocemente, as chances de sobrevivência ultrapassam os 90%. O tratamento pode ser feito através da cirurgia para a retirada do tumor ou por radioterapia.

“É importante o rastreamento porque a gente que é especialista e lida com o paciente em uma fase mais avançada da doença, a gente tem essa convicção de que a prevenção é a única solução possível para curar o paciente, para tirá-lo desse situação de risco”, explica.

O Novembro Azul é marcado principalmente pelo incentivo à prevenção e ao exame de toque. Há cura para o câncer se diagnosticado em sua fase inicial. É importante que família e amigos orientem homens que estão dentre os fatores de risco e aconselhem sobre os tratamentos e sobre a manutenção de um estilo de vida saudável.

Dr. Felipe atende pela Divimédicos com descontos especiais na consulta. Basta entrar em contato pelo telefone (37) 3222-9317 para agendar.