Terminou nesta segunda-feira (15) o prazo para os partidos e coligações registrarem o pedido de candidatura dos candidatos a prefeito e vereadores. Divinópolis terá cinco postulantes à cadeira máxima do município: Galileu Machado (PMDB); Jorge Torquato (PSOL); Íris Almeida (PT); Luís Militão (PSDB) e Marquinho Clementino (PROS).
A maior coligação é a “Juntos por Divinópolis melhor” que conta com 11 partidos: PROS, PMB, PPS, PSD, PSB, PSC, PTC, PC do B, PT do B, PRB e PEN. Marquinho Clementino terá como vice o empresário Dênis Fagundes (PPS). O vereador também terá o apoio do deputado estadual, Fabiano Tolentino (PPS) e do federal, Jaime Martins (PSD).
Com oito partidos a coligação “Por uma Divinópolis ” é formada pelo PSDB, PRTB, Solidariedade, PHS, DEM, PTB, PP e PR. O empresário, Geraldo Barros (PR) formará chapa com Militão. O candidato conta ainda com o apoio do deputado estadual, Domingos Sávio (PSDB).
O PMDB uniu-se ao PV e PMN na formação da coligação “Experiência e trabalho por Divinópolis”. Galileu terá como vice o ex-deputado estadual, Rinaldo Valério (PV).
Já o PSOL e PT terão chapa “puro sangue”. O vice de Dr. Iris é o professor Alisson Ferreira. Já Torquato irá compor chapa como Mário Pereira, conhecido como Mário Pedreiro.
Veja abaixo o currículo de cada um que solicitou o registro de candidatura:
Galileu Machado
Formou-se na Escola de Agrimensura Álvaro da Silveira. Foi vice-prefeito da Fábio Notini entre 1977 à 1981. Em 1982 foi prefeito de Divinópolis. Entre 1983 à 1986 foi diretor de obras da Ruralminas no governo de Tancredo Neves.
Já em 1987 foi vice-presidente do Banco Agrimisa no governo de Newton Cardoso. Entre 1989 à 1992 foi prefeito de Divinópolis. Em 199 era diretor do Departamento de Estrado e Rodagem (DER) no governo de Itamar Franco.
Foi eleito prefeito de Divinópolis para o mandato de 2001 a 2004. Neste mesmo período foi presidente da Associação dos Municípios do Vale do Itapecerica (Amvi). Atualmente é presidente do Diretório Municipal do PMDB.
Advogado, exercendo a advocacia geral, com escritório profissional em Divinópolis desde 1.987, exercendo a advocacia nas áreas cíveis, criminal e trabalhista. Ele também é professor universitário.
Jorge Torquato:
É empresário e professor. Ele é proprietário da Central Pré-moldados – empresa que atua na área de construção civil com pré-moldados de concreto para praças, clubes, prefeituras e empresas. Atuou muitos anos na área de metalúrgica. Atualmente é presidente da Associação de Moradores dos bairros Bom Pastor e Padre Libério.
Luís Militão
É radialista, com formação na área contábil. É empresário, comentarista esportivo nas rádios Divinópolis AM e Candidés FM. Atuou como assessor parlamentar do deputado Domingos Sávio, também como assessor para assuntos comunitários e foi gerente de políticas sobre drogas, atuando no enfrentamento ao uso de entorpecentes.
Ele é advogado, foi bancário por 16 anos. De 2001 a 2004 trabalhou como administrador da regional de Ermida, realizando diversas obras no local, como o calçamento de mais de 72 quarteirões. Depois assumiu a administração do Distrito Industrial, atuando de 2005 a 2012. É vereador de primeiro mandato sendo votado em 89% das urnas nas últimas eleições. Já foi vice-presidente da Câmara.