A casa do prefeito de São Gonçalo do Pará, Toninho André foi incendiada na tarde deste domingo (30). As chamas começaram em fogos de artifícios que estavam armazenados na garagem. O material seria utilizado para o desfile de Sete de Setembro. O fogo foi controlado pela Polícia Militar com a ajuda de vizinhos. Os militares precisaram pular o portão para entrar na casa, já que não tinha ninguém no momento do ocorrido. A família estava para Belo Horizonte.
A suspeita, segundo a Polícia Militar, é que o incêndio tenha sido criminoso. No local foram encontrados isqueiros e caixinha de fósforo. Ainda de acordo com a PM, trabalha-se com a hipótese de ter sido algum servidor municipal, parentes deles ou opositores políticos. A casa dele fica na Rua Afonso Pena, região central da cidade.
A cidade vive um impasse político há três meses. Desde junho os salários dos servidores estavam atrasados devido a uma briga entre o prefeito e os vereadores. Apenas na sexta-feira (28), após uma decisão judicial, Toninho resolveu ceder e anunciou o pagamento por meio de decreto.
O impasse se deu devido a um projeto de lei que adequava a Lei Orçamentária Anual (LOA) a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO). A LOA permite o prefeito a adotar até 20% de créditos suplementares e adicionais, já a LDO 40%. Toninho alega que precisava desta mudança para poder pagar os servidores, pois não tinha dotação orçamentária. Para os vereadores essa mudança é inconstitucional. Com isso, os parlamentares derrubaram a matéria.