Foi constatado que a paciente, uma criança de um ano e três meses, apenas sofreu uma reação da vacina tomada contra a doença

A Secretaria de Saúde de Bom Despacho informou, nesta segunda-feira (14), que descartou a suspeita de um caso de sarampo no município, notificado na última quarta-feira (09).

De acordo com a prefeitura, a paciente, uma criança de cerca de um ano e três meses, havia apresentado sintomas da doença, porém esta situação foi apenas uma reação da vacina a qual ela tomou anteriormente. Com isso, o município segue sem registros confirmados de sarampo.

Após a notificação da suspeita na época e ainda não sabendo da confirmação ou não do caso, a Secretaria de Saúde informou que tomou medidas de segurança, realizou exames de laboratório e encaminhou para a Fundação Ezequiel Dias (Funed) em Belo Horizonte. Foi também realizada uma campanha de vacinação em agosto e todas as 15 Unidades Básicas de Saúde (UBS) possuem vacinas disponíveis.

Vacinação

De acordo com a prefeitura de Bom Despacho, duas UBSs ficaram abertas aos sábados para imunizar a população e nas últimas semanas, os servidores também foram às escolas e vacinaram 271 crianças que ainda não tinham sido imunizadas.

A campanha ainda segue em andamento. Os pais de crianças com idades entre 6 e 11 meses devem se vacinar. Pessoas com idades entre 1 até 29 anos devem tomar duas doses para ficarem imunes pelo resto da vida. Entre 30 e 49 anos, basta uma dose. O cidadão deve levar o cartão de vacina.

É importante ressaltar que as gestantes não podem se vacinar.

Casos confirmados em Minas

Segundo o último Boletim Epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), no dia 09 de outubro, foram confirmados 37 casos de sarampo em Minas, até o momento.

Deste número, 09 são em Uberlândia, 08 em Belo Horizonte, 05 em Juíz de Fora e 05 também em Ribeirão das Neves.

Betim, Camanducaia, Itaúna, Passa Quatro, Pedralva, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Sabará, Ubá e Unaí, possuem um caso confirmado cada uma.

Neste levantamento, ainda não se encontra a ocorrência constatada em Cláudio, no dia 03 de outubro.