Apesar da expectativa de ser um alarme falso, a prefeitura afirmou que está tomando medidas em relação à ocorrência; O paciente é um bebê, de cerca de um ano e três meses
A Secretaria de Saúde de Bom Despacho investiga um caso suspeito de sarampo no município. Segundo informações da prefeitura, o paciente é um bebê, de cerca de um ano e três meses, que foi levado pela família à Unidade de Saúde Santa Marta, apresentando os sintomas da doença.
A prefeitura, através da assessoria de imprensa, informou que a secretaria acredita que a situação pode se tratar de um alarme falso, pois algumas reações podem ser apresentadas em crianças, até 60 dias depois da vacinação contra o sarampo. No caso do bebê, a dose foi aplicada a cerca de 15 dias, segundo o Executivo.
Todavia, foi informado que todas as medidas estão sendo tomadas para a segurança da população, com a prefeitura seguindo o protocolo de segurança de saúde. Ainda de acordo com a assessoria, todas as pessoas presentes na unidade de saúde, que ficou fechada na tarde desta segunda-feira (07) para desinfecção, foram vacinadas. O local voltará a funcionar normalmente nesta terça-feira (08).
O bebê e a família já estão em casa, isolados e usando máscaras. Por precaução, a prefeitura afirmou também que a equipe de saúde foi até a casa do paciente e fizeram um bloqueio a um quilômetro de área, para vacinarem as pessoas próximas e evitar que haja o contágio, caso a doença seja confirmada.
O material foi enviado para a Fundação Ezequiel Dias (Funedi) e a expectativa é de que o resultado seja encaminhado em dois dias.
Sarampo em Minas
Segundo os dados do último Boletim Epidemiológico, divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), no dia 02 de outubro, 30 casos de sarampo já foram confirmados em Minas, neste ano.
Deste número, 09 são em Uberlândia, 07 em Belo Horizonte, 05 em Juiz de Fora e 03 em Ribeirão das Neves. Betim, Itaúna, Pedralva, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Unaí possuem 01 caso registrado cada.
Conforme informado pelo PORTAL GERAIS, neste levantamento, não se encontra a ocorrência constatada em Cláudio, nesta quinta-feira (03), a qual deverá ser divulgada no próximo boletim.