Surto foi registrado no presídio da cidade após testagem em massa; Testes rápidos serão feitos até esta sexta-feira (26) na unidade
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen) informou que foram identificados 66 detentos e 4 servidores com diagnóstico positivo para covid-19 no Presídio de Pitangui. Os testes em massa foram realizados após um agente apresentar sintomas e teste positivo para a doença. A testagem ocorreu por determinação do Ministério Público e deve ser concluída até esta sexta-feira (26). Os casos na cidade passaram de seis para 76.
De acordo com a Ses, todos os detentos com confirmação para a doença, por meio do teste rápido, estão assintomáticos e sendo acompanhados pela equipe de saúde da unidade. Eles estão isolados dos demais e o presídio, em quarentena, sem recebimento e saída de presos pelas próximas semanas.
“A unidade está recebendo limpeza e desinfecção diária, com todos os presos e servidores fazendo uso de máscaras no local. O servidor positivado para coronavírus também está assintomático e foi imediatamente afastado de suas funções”, informou.
O Presídio de Pitangui segue sendo acompanhado com prioridade pelo Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). A situação da unidade tem sido debatida e ações de gestão, tomadas, duas vezes por dia, em conjunto com instituições como Tribunal de Justiça de Minas Gerais, Ministério Público e Defensoria Pública.
Restrições
Com base no aumento de casos que pulo de seis para 76, o prefeito Marcílio Valadares voltou a decretar o fechamento das atividades econômicas. A partir desta sexta-feira (26) apenas serviços essenciais poderão funcionar, como padarias, supermercados e farmácias. Estes estabelecimentos poderão abrir de segunda a quinta até as 20h, às sextas até as 18h e aos domingos até às 12h.
Leia o decreto na íntegra: