A Prefeitura de Carmo do Cajuru decretou situação de emergência devido ao número de casos notificados de dengue no município. Até o dia 11 de abril, foram notificados 331 casos suspeitos na cidade. Para se ter uma ideia, em 2015, durante todo ano, Carmo do Cajuru teve 135 notificações.
Para controlar a dengue, foi realizado um “Mutirão de Limpeza” em Carmo do Cajuru entre os dias 7 e 18 de março. Durante esta ação, a equipe da Vigilância em Saúde conseguiu encher 25 caminhões com materiais que poderiam servir como depósito da larva do mosquito. Todo material foi separado e, o que não pôde ser entregue à Associação dos Catadores de Carmo do Cajuru, foi levado para o aterro controlado do município. Pneus e eletrodomésticos foram entregues a uma empresa terceirizada.
Atualmente, os agentes têm visitado imóveis e notificado proprietários. Além disso, tem sido feito trabalho de orientação nas escolas. Ao todo, foram realizadas pelos agentes 17.862 visitas. Mais de cinco mil imóveis visitados estavam fechados e 1.590 foram tratados com larvicida. Foram eliminados, até agora, 19.603 depósitos da larva do mosquito e 4.620 depósitos foram tratados. Até o dia 12 de março, a cidade teve 15 casos confirmados de dengue, 12 negativos e 58 inconclusivos.