Semusa investiu cerca de R$500 mil no combate ao mosquito transmissor

Marcelo Lopes

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) divulgou, nesta sexta-feira (15), atualização no levantamento do número de casos de dengue, em Divinópolis. De acordo com dados colhidos pela Semusa, entre 2015 e maio de 2016, foram registrados 6.398 casos. Já no mesmo período, entre 2017 e 2018, foram constatados apenas 62 casos no município. Com este resultado, houve redução de 99,3% dos casos de dengue na cidade.

Segundo o secretário municipal de saúde, Amarildo Soares, o número foi fruto de investimentos para o combate à doença, como a contratação de novos agentes e a aquisição de equipamentos, totalizando cerca de R$ 500 mil.

“Vínhamos com um surto e alguns números muito ruins em relação ao Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) e também com notificações de dengue, zika e chikungunya em 2015 e 2016. Fizemos estes investimentos, tanto na infraestrutura, como no número de agentes e intensificamos os trabalhos de mutirão, parcerias, educação nas escolas, para que nós pudéssemos alcançar este levantamento que registramos”, disse.

O saldo positivo também agradou o prefeito Galileu Machado (MDB), que afirmou que isto é oriundo de muitos anos de trabalho, não somente neste, como em outros mandatos.

“Este índice que nós atingimos não foi o trabalho de somente uma equipe. Eu brinco que isso veio desde 2004, que já fazíamos as atividades de combate a dengue forte. Depois, os nossos sucessores deram prosseguimento a esta tarefa e hoje, deu no que deu, quase erradicada a dengue em nosso município”, relatou.

Ações

Mesmo com resultado positivo, combate ao mosquito irá continuar – Foto: PMD

De acordo com a Prefeitura, mais de 12 mil imóveis receberam ações de bloqueio contra o Aedes aegypti, por meio de um trabalho de ultra baixo volume (UVB). A Semusa também firmou parcerias com 71 igrejas e realizou 67 visitas e ações educativas às escolas, para reforçar a conscientização da população sobre os focos nas residências, que continuam sendo os principais.

Em relação às visitas, a equipe de controle de zoonoses realizou 112.202 às residências. Esta atividade se resultou no recolhimento de 85,7 toneladas de reservatórios e 38 toneladas de pneus. Um caminhão e cinco drones auxiliam nos trabalhos dos agentes. Segundo a diretora de vigilância e saúde Janice de Oliveira Soares, mesmo com o levantamento, o trabalho e a conscientização devem continuar.

“Estamos muito satisfeitos com este resultado, mas o que falamos com a nossa equipe é que mantenham essa motivação para o trabalho e não podemos baixar a guarda”, enfatizou.

Nessa semana, o Ministério da Saúde divulgou dados informando que Divinópolis estava em risco de epidemia.

‘Isso foi em função do nosso LIRAa de janeiro, que foi muito alto”, explicou, acrescentando que após o primeiro mês do ano, várias ações foram desenvolvidas para combater o mosquito.

Para o próximo semestre, que é característico por ser um período mais seco, os próximos trabalhos, segundo Janice, serão de manutenção.

Homenagens

Os 156 agentes envolvidos no combate à dengue foram homenageados, em uma cerimônia, pela Semusa, também durante a tarde desta sexta-feira (15). Os servidores também realizaram uma homenagem para Amarildo, Janice e Galileu.