Os casos de dengue voltam a subir em Divinópolis. O boletim de monitoramento desta doença, divulgado na tarde desta quarta-feira (16) pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aponta que já são 1.677 casos confirmados de dengue até o momento. Já os notificados somam 2.216 registros.
Os trabalhos de prevenção continuam sendo realizados em toda a cidade. Além das visitas dos agentes de saúde, ações pontuais estão sendo realizadas em pontos estratégicos como imóveis informados pelos supervisores com grande quantidade de recipientes colocados a céu aberto e recolhimento de pneus.
Nas primeiras semanas de dezembro foram recolhidos 956 pneus e coletados 3.786kg de objetos diversos que se constituíam em potenciais criadouros do mosquito do Aedes aegypti.
Além deste trabalho de campo continuam sendo realizadas as atividades de orientação. Dentro deste contexto será realizada na sexta-feira (18), na sede da Semusa, uma reunião com representantes das imobiliárias de Divinópolis. A intenção é conseguir ainda mais parceiros visando a eliminação dos focos onde o mosquito possa se desenvolver.
“Se o combate ao Aedes aegypti já era intenso em virtude da dengue agora ele fica ainda mais forte em função da febre chikungunya e do zika vírus que são transmitidos por este mesmo mosquito. Acabar com as ameaças destas doenças não é só uma questão sanitária, mas de envolvimento da população”, pontua a diretora de vigilância em saúde, Celina Pires.