Dom José Carlos apoia a causa (Foto: Divulgação/Assessoria)

Ainda pela manhã desta quarta-feira (18) fiéis lotaram as principais igrejas de Divinópolis. A data marca o início da Quaresma e também da campanha da Fraternidade que tem como tema “Fraternidade: Igreja e Sociedade” e com o lema “Eu vim para servir”.

Durante as missas do dia, será feita a tradicional imposição das cinzas sobre a cabeça dos fiéis. Nas 14 paróquias da cidade haverá missa. Na Igreja da Catedral houve pela manhã e agora haverá outra às 19h, no mesmo horário haverá no Santuário. Na Igreja de Nossa Senhora Aparecida a celebração será às 19h30.

O bispo Dom José Carlos falou um pouco sobre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade.

“O tempo quaresmal é o tempo litúrgico de conversão estabelecido pela Igreja para que nos preparemos para a Páscoa. É tempo de nos arrependermos dos nossos pecados e de mudar algo em que precisamos ser melhores para viver mais próximos de Cristo”.

A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos.

“Ao longo desse período, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e o chamado de verdadeiros filhos de Deus. A cor litúrgica desse período é o roxo, que significa luto e penitência. É um período de reflexão, de penitência, de conversão espiritual em preparação para o mistério pascal. Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver esse tempo como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras”.

De acordo com Dom José Carlos, “a Quaresma é o tempo especial do perdão e da reconciliação fraterna. A cada dia, durante a vida, devemos retirar de nosso coração o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem ao nosso amor a Deus e aos irmãos. Nesse tempo, aprendemos a conhecer e a apreciar a cruz de Jesus. Com isso aprendemos também a tomar nossa cruz, com alegria, para alcançar a glória da ressurreição”.