A ferramenta tem a finalidade de contribuir para a contratação de talentos no setor e disponibilizar vagas para quem busca uma colocação no mercado
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), está lançando uma plataforma gratuita de vagas de emprego e cadastro de currículo no comércio.
De acordo com a entidade, a ferramenta quer contribuir para a contratação de talentos no setor e serviços da cidade e oportunizar àqueles que buscam uma colocação no mercado de trabalho, à encontrarem a sua vaga, através de um banco gratuito de currículos e de vagas de emprego.
Para o associado a plataforma CDL Talentos facilitará a divulgação das vagas disponíveis no mercado, contribuindo com a empresas na busca de profissionais e para quem busca uma oportunidade de trabalho no comércio de Divinópolis, poderá disponibilizar seu currículo para seleção.
“Um dos principais indicadores da economia é a taxa de emprego e desemprego na cidade. Divinópolis deu indicativo de uma pequena recuperação, por isso a plataforma vem para contribuir com a contratação de mão de obra para o comércio. A ferramenta é uma das ações prevista em nosso plano de gestão. Priorizamos sua implantação em virtude desse ano atípico em que estamos vivendo. Queremos com a CDL Talentos, contribuir com a inserção de trabalhadores no mercado e também facilitar aos nossos associados acesso aos talentos disponíveis”, argumentou o presidente da CDL, Luiz Angelo.
Vagas em Divinópolis
De acordo com o Caged, o comércio e serviço de Divinópolis de janeiro a julho, foi responsável por mais de 65% das admissões na cidade. Sendo os principais setores geradores de emprego e renda na cidade. Entre os meses de março a junho, período crucial da pandemia, o impacto foi grande na cidade, que totalizou 2.717 vagas de emprego perdidas. O comércio varejista foi o mais impactado, registrando um saldo negativo de 962 vagas de empregos formais no período.
Apesar do impacto sofrido pela pandemia, a CDL observou que o período mais agudo da crise já se encontra superado. Segundo a entidade, no mês de maio, houve uma diminuição da taxa de demissões. Já em julho, Divinópolis fechou o mês com um saldo positivo de 86 vagas criadas, deste saldo, 51 novos postos de trabalho é do comércio.
A entidade divulgou que recebe constantemente currículos deixados por trabalhadores a procura de oportunidade de trabalho. Agora, esses profissionais poderão cadastrar seu currículo em uma plataforma online, gratuita e de fácil acesso.
“Recebemos muitos currículos na entidade. Por reunirmos diferentes comerciantes, nos grupos e reuniões, há sempre divulgação entre os membros da CDL, das vagas disponíveis ou mesmo pedido de indicação de profissionais para trabalho. Portanto, a plataforma vem para reunir esses dois lados, os que estão à procura de uma vaga e àqueles que têm uma vaga para ofertar. Agora é abastecer a plataforma pelos candidatos e pelos empresários em busca de talentos”, conclui Luiz.
Mais informações sobre a plataforma e as instruções para a utilização da mesma, podem ser acessadas no site da CDL.