Foto: Marcelo Lopes

 

Questões como reforma trabalhista e tributária se destacaram na fala dos postulantes; Cinco participaram

Marcelo Lopes

Durante a noite desta quinta-feira (30), foi realizada a quarta bateria de debates promovidos pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Divinópolis (CDL), para as eleições deste ano.

Na ocasião, o debate foi realizado com candidatos aos cargos de senador. Estiveram presentes Duda Salabert (PSOL), Kaká Menezes (Rede Sustentabilidade), Prof. Túlio Lopes (PCB), Rodrigo Paiva (Novo) e Vanessa Portugal (PSTU). Edson André (Avante), confirmou presença, mas não compareceu ao evento. A ausência não foi justificava.

O debate foi considerado como histórico, sendo o primeiro a ser realizado com postulantes ao Senado em Minas Gerais neste ano. Alexandra Galvão, presidente da CDL Divinópolis, analisa o evento como uma discussão de alto nível entre os candidatos.

“É muito importante esse reconhecimento, principalmente por parte dos candidatos. O alto nível das discussões, com ideias diferentes, foi característico neste momento. Foi gratificante, enriquecedor e as pessoas que acompanharam estão saindo daqui com uma visão extremamente melhorada do que é o cenário político, que antes de mais nada, existe a participação do cidadão”, disse Alexandra ao PORTAL.

Debate

Durante o debate, foram postas questões sobre o desenvolvimento de Minas, nos âmbitos econômicos e sociais. Temas como mudanças no setor Judiciário, a estrutura na segurança pública, desigualdade social, reforma trabalhista e a situação tributária no país foram destaque de discussões entre os postulantes.

Para assistir o debate na íntegra, confira o vídeo abaixo.

Avaliação dos candidatos

Parte dos candidatos lamentaram a ausência de postulantes ao cargo de senador, como Dilma Rousseff (PT) e Carlos Viana (PHS). Os cinco presentes valorizaram o espaço e determinaram a discussão como algo democrático.

“Para se construir uma novidade, é necessário o atrito de ideias. O que levarei é a importância de oxigenar a democracia, por meio de diálogos que foram discutidos aqui nesta noite”, disse Duda Salabert.

Foto: Marcelo Lopes

Rodrigo Paiva também compactua da mesma opinião.

“Este debate foi muito importante, pois a democracia é feita disso, o crescer político. Por isso, temos que debater idéias e valores”, relatou.

Prof. Túlio Lopes destacou a importância do evento para a cidade de Divinópolis.

“O debate mostra a importância de Divinópolis. Foi um evento muito relevante e é um espaço democrático, onde pudemos apresentar nossas propostas e ideias para representar os trabalhadores e o povo de Minas no Senado Federal”, declarou.

Kaká Menezes também reconheceu o alto nível das discussões e analisa o momento político como uma união de ideias para solucionar irregularidades.

“Foi de grande aprendizado escutar as demais propostas, acredito que isso é fundamental, uma vez que pensamos em uma liderança, no século XXI, não mais messiânica, em que um será melhor do que o outro”, disse Kaká.

Vanessa Portugal também exaltou a coletividade de posicionamentos e ideias.

“O debate de ideias é sempre muito importante, pois nos confrontamos com o outro. Quando falamos sozinhos, são somente as nossas ideias a serem questionadas”, declarou.

Próximos debates

Na próxima semana, mais dois debates serão realizados pela CDL Divinópolis. Na terça (04) e na quarta-feira (05), participarão novos candidatos aos cargos de deputado federal e estadual, respectivamente. Os postulantes ainda não foram divulgados oficialmente pela entidade.

“É um novo momento, pois ainda existem candidatos da nossa região, que iremos conceder essa oportunidade para a exposição de ideias e sempre dentro do mesmo fundamento: debater políticas públicas de eficiência e que promova o desenvolvimento econômico e social de Divinópolis”, finalizou Alexandra Galvão.