Amanda Quintiliano

Poliany Mota

 

O novo prédio do Cefet foi inaugurado, na manhã desta segunda-feira (09), em Divinópolis. Serão mais nove salas de aula, seis laboratórios de informática, quatro salas para gabinetes de professores, um laboratório de física, um de formação geral, um miniauditório, uma sala de professores e uma de apoio. A estrutura irá dar mais suporte aos 607 alunos de ensino técnico e superior matriculados atualmente.

 

O novo prédio conta com 24 salas (Foto: Poliany Mota)

O novo prédio conta com 24 salas (Foto: Poliany Mota)

 

Foram dois anos de construção e investimento de R$ 3,6 milhões. Hoje, a unidade está perto de equiparar-se a estrutura de Araxá e Belo Horizonte no quesito qualidade.

 

O diretor da instituição, Márcio Silva Basílio destacou a importância de se ter instalações compatíveis com o ensino de qualidade e espaço suficiente para atender aos estudantes, com novos equipamentos tecnológicos de ponta.

 

“A gente, quando assumiu tinha uma dívida muito grande com a unidade de Divinópolis. Em termos de idade era uma unidade mais antiga com uma estrutura mais deficitária. E dois anos depois estamos inaugurando nossa grande obra”, comemorou o diretor.

 

O prefeito Vladimir Azevedo (PSDB) destacou os índices que colocam Divinópolis em destaque quando o assunto é educação. O tucano disse que investimentos na instituição consolidam uma nova fase da cidade.

 

“Hoje Divinópolis é a cidade do curso superior e o Cefet tem essa formação técnica em seguimentos importantes da nossa economia, de metalurgia, como também na área da moda. E em nível superior, com o curso de mecatrônica, com mais de 100 alunos, inclusive do exterior que estudam aqui. E essa expansão significa para a gente a consolidação desse processo e a preparação para que venham novos cursos superiores”, comentou.

 

Futuro

Novas expansões estão prevista para este ano (Foto: Poliany Mota)

Novas expansões estão prevista para este ano (Foto: Poliany Mota)

 

Novos investimentos para a unidade estão previstos. Até o final do ano a expectativa é licitar a obra para a construção de um novo laboratório e para a implantação de uma área esportiva.

 

“Estamos lutando agora e aguardando o início do processo do nosso chamado de galpão da mecânica que dará mais qualidade a educação, mais possibilidade dos nossos alunos vivenciarem os experimentos. Estamos também aguardando a licitação de um ginásio poliesportivo”, antecipou o deputado federal, Jaime Martins (PSD).

 

O deputado também destacou a possibilidade de implantação de uma unidade do Cefet na Cidade Tecnológica.

 

“Já precisamos pensar no futuro de ter novos espaços. Claro que devemos fazer todas as avaliações, temos investimentos a aplicar aqui, mas temos que projetar o futuro”, completou.

 

Estudantes cobraram novos investimentos (Foto: Poliany Mota)

Estudantes cobraram novos investimentos (Foto: Poliany Mota)

Demandas

 

O presidente do grêmio estudantil, Igor Azevedo comemorou o novo prédio pedindo mais investimentos.

 

“Esperamos que esse prédio que está sendo inaugurado hoje, seja um marco inicial de um continuísmo de várias construções que atenderão o campus. Essa é só uma das muitas obras que precisamos. Precisamos de um restaurante para desocuparmos a base de sociabilização e não ficarmos 40 minutos na fila”, cobrou.