O verão é caracterizado pelos dias mais longos e marcado pelas altas temperaturas e pancadas de chuva, o que pode fazer com que a população aumente o uso de equipamentos eletroeletrônicos. Isso pode ocasionar em um aumento no consumo de energia, mas algumas soluções simples podem minimizar o gasto na conta de energia, conforme informações da Cemig.
De acordo com Ranieri César Leite Coelho, analista de comercialização da Cemig, o consumo de energia depende de duas variáveis muito simples: a potência dos equipamentos e o tempo de uso de cada um deles.
“O chuveiro é um dos equipamentos que mais consome energia nas residências, devido à sua alta potência. No verão, é possível economizar com esse equipamento, mudando o seletor de temperatura da posição ‘inverno’ para a posição ‘verão’, o que reduz a potência em até 30% e proporciona uma significativa redução no consumo final na fatura. Outra medida interessante é reduzir o tempo no banho”, afirma.
Outro eletrodoméstico que consome muita energia, segundo o analista da Cemig, é a geladeira – em virtude do tempo de uso. Um aparelho em bom estado funciona 12 horas por dia, ou seja, 360 horas por mês, mas é comum encontrar geladeiras, em más condições de conservação, funcionando muito mais horas por mês.
Além desses equipamentos, aparelhos como ventilador e ar-condicionado são muito usados no verão. Ranieri César Leite explica que o ar-condicionado tem uma potência elevada e que funciona de forma similar à geladeira, só que retirando o ar quente do ambiente. Por isso, ele recomenda que o consumidor fique atento ao tempo de utilização desse aparelho. O ideal é comprar o equipamento com o selo Procel ou com a etiqueta do Inmetro com a letra “A” pois são os mais eficientes.
Além de tudo isso, como também estamos no período das férias escolares, a presença das crianças e adolescentes nas residências aumenta o tempo de utilização de televisores, computadores e jogos eletrônicos.