Cemig reduz nível de água do reservatório em Divinópolis para manutenção do barramento
Cemig reduz nível de água do reservatório em Divinópolis para manutenção do barramento

Companhia monitora qualidade da água e, se necessário, equipe atuará no resgate de peixes; Obras seguem até dezembro

A Cemig informou que foi iniciado, no último mês de agosto, um procedimento para redução temporária do nível da água no reservatório da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Gafanhoto, localizada no município de Divinópolis, na Região Oeste do estado. Esse rebaixamento tem como objetivo a realização de atividades de obras civis de manutenção e adequação do barramento da usina, com a finalidade de adequar as estruturas aos critérios de segurança e à legislação atual.

Além disso, a Cemig esclareceu que o rebaixamento do reservatório da PCH ocorreu de forma lenta e gradual. O nível do reservatório foi mantido em uma elevação próxima de 707,20 m a partir do último dia 05/08. Isso significa uma redução de cerca de 1,5m . O término das obras e retorno do enchimento do reservatório ocorrerá no próximo mês de dezembro.

Conforme as informações, a qualidade da água está sendo monitorada, por meio de amostras coletadas nas diversas etapas do procedimento, de forma a se avaliar qualquer tipo de alteração, bem como medidas necessárias para a minimização de impactos. Além disso, caso demande atuação, a equipe especialista em ictiofauna da Cemig atuará no resgate dos peixes em qualquer momento.

Todos os procedimentos estão em conformidade com a legislação ambiental vigente. Além disso, os órgãos ambientais e autoridades locais receberão os devidos comunicados sobre as atividades a serem realizadas. A variação de nível adotada está dentro da faixa de valores operacionais do reservatório.

Para mais esclarecimentos, a Cemig disponibiliza o e-mail obragafanhoto@cemig.com.br.