A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), e em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ), inicia nesta segunda-feira (09) as atividades do Centro de Especialidades Médicas (CEM).
Até o final do ano o CEM operará em caráter experimental e de adaptação da equipe. Será um período de testes e aprendizados importante para, a partir de fevereiro de 2016, iniciar suas atividades de forma definitiva. Dentro do calendário letivo dos residentes e alunos que fazem parte deste projeto.
Este novo aparelho para a promoção da saúde na cidade – localizado no antigo prédio do Pronto-Socorro – se constitui numa num importante campo de prática para os alunos e numa ótima oportunidade de atendimento à população. O CEM contará com especialidades nas áreas de endocrinologia, infectologia, reumatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, cardiologia, pneumologia e cirurgia ambulatorial. Estão incorporados neste aparelho de saúde pública as ações do Centro Hiperdia, garantindo, assim, o atendimento aos hipertensos e diabéticos conforme compromisso feito pelo município.
Somado a estes atendimentos, a UFSJ manterá no CEM mais três ambulatórios específicos para enfermagem. Um de úlceras crônicas, outro relacionado à vacina e uma rede de cuidados com pessoas com deficiências que são estomias. Além de um ambulatório de farmácia para atender a população.
O atendimento no Centro de Especialidades Médicas será diferenciado e terá a coordenação direta de professores doutores da UFSJ. Também será incorporado a este atendimento os profissionais de saúde da Semusa.
O prédio onde funcionará o CEM, na rua Getúlio Vargas antigo Pronto-Socorro, passou por adequações para receber esta unidade de saúde. Recebendo pintura, aquisição de móveis, rede de computadores entre outros equipamentos e serviços.
O Centro de Especialidades Médicas atenderá a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Os encaminhamentos para o Centro de Especialidades Médicas Semusa/UFSJ serão feitos por meio das unidades de saúde.