O CEM vai funcionar no antigo Pronto-Socorro (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

O Centro de Especialidades Médicas (CEM) deverá começar a funcionar em setembro. O anuncio foi feito nesta terça-feira (25) pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa). Ele será implantado no antigo Pronto-Socorro Regional em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Campus Centro-Oeste Dona Lindu (UFSJ).

“O Centro de Especialidades Médicas vem suprir um vazio assistencial do SUS que ainda não conseguiu, na perspectiva nacional, dar uma diretriz sobre o acolhimento especializado a saúde do paciente. Agora, em convergência, a UFSJ vai ofertar, através dos seus professores doutores e alunos, consultas especializadas nas mais diversas áreas”, explica o secretário de saúde, David Maia.

Dando sua contribuição a este projeto, a Prefeitura de Divinópolis entra com a infraestrutura para o CEM funcionar.

“Estamos disponibilizando pessoal de enfermagem, corpo de auxiliares de atendimento e, inclusive, ofereceremos um serviço de odontologia”, acrescenta David.

Especialidades

De imediato, a parceria com a UFSJ permitirá instalar neste local especialidades nas áreas de endocrinologia, infectologia, reumatologia, nefrologia, otorrinolaringologia, urologia, ginecologia, cardiologia, pneumologia e cirurgia ambulatorial. Estão incorporados neste aparelho de saúde pública as ações do Centro Hiperdia, garantindo, assim, o atendimento aos hipertensos e diabéticos conforme compromisso feito pelo município.

O CEM vai funcionar no antigo Pronto-Socorro (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

O CEM vai funcionar no antigo Pronto-Socorro (Foto: Rodrigo Dias/PMD)

“Além dos consultórios médicos estão sendo previsto mais três ambulatórios específicos para enfermagem. Um de úlceras crônicas, outro relacionado à vacina e uma rede de cuidados com pessoas com deficiências que são estomias. Somado a isso, estamos fazendo uma discussão para montar uma farmácia para atender a população, ligado ao curso de farmácia da UFSJ”, pontua o diretor do Campus Centro Oeste Dona Lindu/UFSJ, Eduardo Sergio da Silva.

O atendimento no Centro de Especialidades Médicas será diferenciado e terá a coordenação direta de professores doutores da UFSJ. Também será incorporado a este atendimento os profissionais de saúde da Semusa.

Adequações

A expectativa é que as atividades do Centro de Especialidades Médicas tenham início em setembro. Para atender as necessidades do CEM, o antigo prédio do Pronto Socorro passa por adequações. O local ganhou nova pintura externa e interna e agora estão sendo colocadas as divisórias que irão organizar o ambiente de trabalho dentro do Centro de Especialidades Médicas com a criação dos consultórios e demais setores.

Atendimento

Tão logo inicie suas atividades o Centro de Especialidades Médicas atenderá a população de segunda à sexta-feira, das 7h às 18h. Os encaminhamentos para o Centro de Especialidades Médicas Semusa/UFSJ serão feitos por meio das unidades de saúde.