O Centro de Especialidades Médicas (CEM) criado em uma parceria entre a Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e a  Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis, receberá mais um atendimento especializado dentro da sua linha de cuidados. Trata-se do ambulatório para atendimento a recém-nascidos que necessitam de cuidados neurológicos, inclusive àqueles que tenham nascido com microcefalia em decorrência da infecção pelo Zica vírus.

O acompanhamento aos recém-nascidos será feito sob a coordenação do professor da UFSJ Dr. Júlio César Veloso e contará com uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, nutricionista e enfermeiro, além dos alunos do curso de Medicina.

“Em parceria com UFSJ estamos definindo esta ação estratégica. Para isso, estará sendo destinada uma estrutura que terá a sua frente profissionais experientes. Assim, o CEM cumpre, mais uma vez, a sua vocação que é de oferecer uma linha de cuidados especializados”, pontua o secretário de saúde, David Maia.

O CEM funciona em parceria entre o município e a UFSJ (Foto: Divulgação)

O CEM funciona em parceria entre o município e a UFSJ (Foto: Divulgação)

Os recém-nascidos que forem classificados dentro do protocolo assistencial a ser definido, serão encaminhados ao CEM para tratamento. Devido ao grande número de casos de microcefalia causada em decorrência da infecção pelo Zica vírus detectados no país, a equipe será preparada para esse tipo de atendimento caso ocorram em Divinópolis.

“Mesmo não havendo ainda nenhum caso de microcefalia causada pela infecção por Zica vírus em Divinópolis a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a UFSJ estão se antecipando e se preparando, caso futuramente recém-nascidos possam ser diagnosticados com a doença” informou o Diretor do Campus Centro-Oeste Dona Lindu Prof. Eduardo Sergio da Silva.

A linha de atendimento especializado a recém-nascidos tem a previsão para o início dos seus trabalhos no próximo semestre.