Média diária de casos confirmados caiu, mas a de internação aumentou

O centro de triagem para atendimento de pacientes com sintomas gripais será desativado em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Ao anunciar a decisão, a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) alegou, nesta quinta-feira (17/2), baixa demanda.

Nos últimos dois dias, 44 pessoas agendaram para serem atendidas e apenas 28 compareceram. A unidade foi instalada em meio a explosão de casos de COVID-19 em janeiro deste ano. Inicialmente, foram instalados três pontos exclusivos para sintomáticos. As atividades foram encerradas gradativamente.

O último dia de funcionamento da última unidade será nesta sexta-feira (18/2).

“Diante da baixa procura, aliado à queda dos resultados positivos nos testes, baixa ocupação hospitalar e vários outros fatores, o local será desativado”, informou a Semusa.

Desde a abertura, no dia 31 de janeiro, até a data de ontem (16/2), 1.190 pessoas realizaram cadastro para ser atendido no local, entretanto, 827 pessoas compareceram, um índice de 35,63% de ausências.

Indicadores

A média diária de casos confirmados caiu de 165 em janeiro para 85 este mês, segundo o Painel de Monitoramento da secretária desta quinta-feira (17/2). As notificações também têm registrado queda, passando de 803 para 551/dia até a data de hoje.

Embora, os dois indicadores tenham registrado queda, a média diária das internações é maio em fevereiro. Em janeiro, cerca de 21 pessoas estavam internadas diariamente no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Este mês, até o dia de hoje, a média é de 26. Já na enfermaria, saltou de 32 para 42.