Divinópolis é uma das 263 cidades selecionadas para receber um Centro de Iniciação Esportiva (CIE), iniciativa de infraestrutura do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), por meio das ações do Ministério do Esporte. O deputado federal Jaime Martins (PSD/MG), esteve em Brasília, no Auditório Sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), onde recebeu a confirmação do ministro dos Esportes, Aldo Rebelo.
Segundo Martins, foram selecionadas 285 propostas de municípios que se enquadravam nos critérios estabelecidos pelo programa. Em Divinópolis, o CIE será construído no bairro Icaraí, num terreno de sete mil metros quadrados.
“É uma grande conquista para Divinópolis, uma vez que o CIE é um dos maiores projetos de legado dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paraolímpicos de 2016, que serão realizados no Rio de Janeiro. Nossa cidade apresentou uma excelente proposta que foi acolhida de forma célere dentro dos critérios. Teremos lá uma estruturas de Modelo III, que é a mais completa e apta para receber 13 modalidades olímpicas, seis paralímpicas e uma não-olímpica. Será um ginásio esportivo e uma área externa, com pista de atletismo, num investimento de aproximadamente R$3,6 milhões. Um grande investimento para nossa cidade”, detalhou o parlamentar.
Os municípios puderam escolher entre três modelos de CIEs, sendo que os projetos de arquitetura e engenharia foram fornecidos pelo Ministério do Esporte. Em Divinópolis, o CEI terá área construída de 3.750 metros quadrados, sendo composta por ginásio poliesportivo com arquibancada para 195 pessoas, pista de atletismo, área de apoio como administração, sala de professores/técnicos, vestiários, chuveiros, enfermaria, copa, depósito, academia e sanitário público.
Com capacidade de atender semanalmente cerca de três mil pessoas, a previsão é de que a construção do CIE em Divinópolis seja iniciada ainda no primeiro semestre de 2014.