Deles, quatro foram reeleitos aos cargos, sendo dois estaduais e dois federais
Neste domingo (07) de eleições, o Centro-Oeste de Minas Gerais teve participação decisiva para os quatro candidatos a deputado estadual e três a federal que foram eleitos na região.
Deputado Estadual
Em todo o Estado, 77 parlamentares foram eleitos para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Destes, quatro são de cidades do Centro-Oeste, sendo que um ficou em 4º lugar dos mais bem votados no Estado.
O candidato com o maior número de votos da região foi Cleitinho Azevedo (PPS), concorrendo por Divinópolis. Ele conseguiu 115.492 votos, e ocupou o quarto lugar dos mais bem votados na ALMG em 2018. Cleitinho trabalhava como comerciante e na área musical até ser eleito como vereador na cidade, cargo que ocupará até o fim de 2018.
Concorrendo por Nova Serrana, o deputado Fábio Avelar (Avante) foi reeleito para o segundo mandato consecutivo na ALMG. Avelar conseguiu 83.718 votos e integrou na última legislatura de comissões como as de Desenvolvimento Econômico e de Esporte, Lazer e Juventude.
O Candidato do Partido Verde (PV), Inácio Franco concorreu pela cidade de Pará de Minas e conquistou 41.819 votos. Além de empresário e produtor rural com atuação política no Estado, foi prefeito na cidade duas vezes consecutivas e está indo para o quarto mandato consecutivo como deputado estadual.
Por fim, o advogado Gustavo Mitre (PCS) foi eleito com 21.373 votos concorrendo por Itaúna. Miltre foi diretor do Procon Municipal da cidade, e já exerceu diversas atividades no segmento artístico e cultural, como sócio de casas de shows e empresário de artistas.
Deputado Federal
Dos 53 candidatos eleitos a Deputado Federal em Minas Gerais, 3 são da região Centro-Oeste. Dois deles são do PSDB e foram reeleitos ao cargo.
O candidato mais votado na região foi Eduardo Barbosa (PSDB), concorrendo por Pará de Minas e conquistando 105.969 votos. Além de médico por formação, Barbosa já atuou como presidente da Associação de Pais e Amigos do Excepcionais (APAE) e foi reeleito para o seu sétimo mandato como deputado federal.
Em seguida, o candidato de Divinópolis, Domingos Sávio (PSDB) foi reeleito para seu segundo mandato com 80.990 votos. Além de vereador pela cidade em 1992, Domingos já foi prefeito em 1996 e ocupou a cadeira de deputado estadual pela primeira vez em 2003, sendo reeleito em 2006.
Vilson Luiz da Cunha (PSB) completa os nomes de candidatos eleitos a deputado na região. Concorrendo por Cláudio, Vilson foi eleito com 70.481 votos. Ele é agricultor e desde 2015 atua como presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg).