Arcos continua liderando levantamento divulgado em Boletim Epidemiológico feito pela SES-MG; Itaúna tem 04 ocorrências suspeitas de chikungunya

O Centro-Oeste de Minas Gerais registrou, nas primeiras três semanas de 2019, 724 casos prováveis de dengue e 4 ocorrências suspeitas de chikungunya na região. Esses dados foram divulgados nesta segunda-feira (21), no último Boletim Epidemiológico feito pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Na lista da dengue, Arcos continua liderando o levantamento. Desde o início do ano, foram 530 casos prováveis, com alta incidência para a doença. Lagoa da Prata e Martinho Campos vêm logo em seguida com 49 cada uma e Iguatama possui 41. Divinópolis registrou 10 ocorrências suspeitas no último índice.

Em todo o estado, 4.112 casos prováveis foram registradas desde o início do ano. Em 2019, dois óbitos estão em investigação, em cidades não reveladas pela SES-MG.

chikungunya

Já sobre os casos prováveis de chikungunya no Centro-Oeste Mineiro, 4 foram registrados em Itaúna. Em Minas, são 63 casos prováveis ao todo.

Combate

Em Arcos, segundo a prefeitura, além dos mutirões já realizados, cerca de 16 agentes de endemias foram disponibilizados pela Superintendência Regional de Saúde, para intensificar o trabalho de fiscalização e remoção dos criadouros do mosquito Aedes aegypti.

Na última semana, uma determinação da Justiça autorizou os agentes a adentrarem em residências fechadas, desabitadas, abandonadas ou desocupadas, para realizar o combate à doença. A determinação tem validade até o dia 30 de dezembro.

Confira a lista completa de casos prováveis de dengue e chikungunya no Centro-Oeste em 2019 (Microrregião Divinópolis)

Dengue

Araújos – 1
Arcos – 530
Bambuí – 1
Campo Belo – 6
Carmópolis de Minas – 1
Divinópolis – 10
Dores do Indaiá – 1
Formiga – 1
Iguatama – 41
Itaúna – 3
Japaraíba – 2
Lagoa da Prata – 49
Luz – 1
Martinho Campos – 49
Nova Serrana – 5
Oliveira – 2
Pará de Minas – 1
Passa Tempo – 3
Pedra do Indaiá – 2
Pimenta – 6
Pitangui – 1
Samonte – 1
São Gonçalo do Pará – 7

chikungunya

Itaúna – 4