Diego Henrique 

O inverno, estação propícia para a proliferação do vírus Influenza, começou no mês passado, porém cidades da região Centro-Oeste já registraram mortes em decorrência de complicações causadas pelo vírus. De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Divinópolis, Formiga e Pará de Minas, registraram uma morte cada por Influenza H1N1 neste ano.

(Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

Em todo o estado, 49 pessoas morreram infectadas pelo vírus que é transmitido geralmente, por secreção e pela inalação de partículas de saliva infectada em suspensão no ar. Por isso, para se prevenir contra a gripe, é importante mudar alguns hábitos como, por exemplo, lavar a mão com mais frequência e levar o antebraço à boca ao espirrar ou tossir. A Influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente no outono e no inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no Sul e Sudeste do País

O paciente infectado terá sintomas como coriza, tosse, febre alta, dor de cabeça, prostração e espirro. Algumas pessoas, como idosos, crianças, gestantes e pessoas com alguma comorbidade, possuem um risco maior de desenvolver complicações. O que muita gente não sabe é que a gripe pode ser causada pelos vírus Influenza A, B e C. Os vírus A e B apresentam maior importância clínica.

Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia. Já o tipo C causa problemas respiratórios leves e infecta humanos, cachorros e porcos.

Centro-Oeste

Formiga lidera no ranking das cidades do Centro-Oeste com mais mortes causadas por Influenza. Duas pessoas morreram infectadas, porém a SES não soube informar o subtipo do vírus. O município ainda registrou mais duas mortes, na qual não foi possível a realização do exame laboratorial, mas os dois pacientes tiveram contato com pessoas infectadas com Influenza.

A cidade de Oliveira também registrou uma morte causada por influenza, porém, o subtipo do vírus não foi identificado.

Vacinação

 (Foto: Divulgação)

(Foto: Divulgação)

A campanha de vacinação contra a influenza A H1N1 em Divinópolis encerrou no final de maio e o município conseguiu atingir, antes do final da campanha, a cobertura vacinal proposta pelo Ministério da Saúde. O Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) aponta que foram distribuídas 37,8 mil doses com uma cobertura vacinal próxima de 90,21%. Algumas unidades ainda podem ter as doses e o interessado precisa entrar em contato para saber da disponibilidade.

Em Formiga, 86,43% do público alvo foi vacinado. A assessoria de comunicação da prefeitura não soube informar se ainda há doses disponíveis nas unidades da rede pública de saúde.

Já em Oliveira, 95% do público alvo foram vacinados durante a campanha contra a Influenza H1N1. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, ainda há doses disponíveis nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) para crianças menores de cinco anos que ainda não tomaram a segunda dose da vacina.