Documento comprova o atendimento à exigência de vacinação ou profilaxia contra a febre amarela para imigração de viajantes internacionais em determinados países
A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), por meio da Central de Imunização, iniciou a emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP). O documento de reconhecimento internacional comprova o atendimento à exigência de vacinação ou profilaxia contra a febre amarela para imigração de viajantes internacionais em determinados países.
A emissão do CIVP é de responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e a Central de Imunização do município de Divinópolis é uma unidade credenciada como Centro de Orientação do Viajante. A unidade tem o objetivo de facilitar o acesso da população aos serviços.
O certificado será emitido pela Central de Imunização nas quintas-feiras, de acordo com agendamento no site da Anvisa.
Para a emissão do CIVP, o viajante deverá fazer o pré-cadastro no site da Anvisa (viajante.anvisa.gov.br). O documento usado no pré-cadastro deverá ser apresentado no Centro de Orientação do Viajante em Divinópolis para a emissão do CIVP e no Setor de Embarque do aeroporto.
O e-mail inserido no pré-cadastro será usado pela Anvisa para enviar os passos para a finalização do cadastro. O viajante deverá anotar o login gerado pelo sistema e a senha colocada pelo próprio cadastrador, dados esses necessários para acessar o sistema, fazer o agendamento e finalizar o pré-cadastro.
Após a finalização, é preciso confirmar o cadastramento na mensagem de e-mail recebida. Caso não receba o e-mail de confirmação, entre na plataforma do viajante, solicite a troca de senha e proceda conforme orientações. Em seguida, agende data e horário, entrando novamente no site (viajante.anvisa.gov.br), sendo um horário para cada pessoa. O atendimento somente será feito a partir do agendamento no site.
Depois da inscrição, o interessado deve comparecer ao Centro de Orientação do Viajante portando os documentos inseridos no cadastro, o Cartão Nacional de Vacinação e o comprovante de viagem em país com exigência do certificado, comprovante ou reserva da passagem, comprovante de hospedagem (hotel, albergue ou residência particular), documentação de aluguel de carro/motorhome/frete de transporte, comprovação de participação em evento (congresso, curso, entre outros) e outro documento que comprove sua viagem ou compromisso no exterior.
A presença de todas as pessoas agendadas é condição obrigatória para a emissão do CIVP. O atendimento no Centro de Orientação do Viajante será feito conforme horário marcado.