Defesa Civil alerta sobre a incidência de raios (Foto: Divulgação)

A Defesa Civil informou nesta quinta-feira (28) que em duas horas, na noite de quarta, dia 27, choveu 120 milímetros. Só para se ter uma ideia, a previsão de chuva de quarta a domingo era de 220 milímetros. Com isso, o nível do Rio Formiga subiu 2,5 metros.

O coordenador da Defesa Civil na cidade, José Lopes do Couto Filho ressaltou que o órgão está acompanhando de perto a situação. Além de monitorar os rios e córregos que cortam o município, a Defesa Civil possui um mapeamento das áreas de risco feito pelo Instituto Geológico do Brasil, do Ministério de Minas e Energia, em 2015. Antes eram três áreas de risco na cidade. Com o estudo, aumentaram para 13.

Segundo a Defesa Civil, na noite de quarta-feira, a água invadiu uma casa em área de risco na Vila Didi e a família está em casa de parentes. Foi registrado ainda alagamento na Rua Bernardes de Faria. Nesse caso, o coordenador da Defesa Civil explica que dois fatores principais contribuíram para essa ocorrência: lixo depositado na rua fora do horário de coleta; lixo jogado diretamente na via; e imóveis com o escoamento de água das chuvas ligado na rede de esgoto.

“Assim, os bueiros não comportam o volume e ocorre o alagamento”, explicou o coordenador.

Defesa Civil alerta sobre a incidência de raios (Foto: Divulgação)

Defesa Civil alerta sobre a incidência de raios (Foto: Divulgação)

Houve também alagamento na Avenida José Higino. Máquinas já estão no local retirando sujeira que possa contribuir para essa situação. Além disso, a rede de drenagem passará por reparos.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda à população não jogar lixo na rua nem colocá-lo para coleta fora dos horários corretos. Quem foi notificado por estar em área de risco deve buscar abrigo seguro. Além disso, é muito importante não ligar o escoamento de água das chuvas na rede de esgoto.

De acordo com a Defesa Civil, é preciso ainda especial atenção com os raios. A recomendação é, durante tempestades, não permanecer em área descoberta nem se abrigar debaixo de árvores.