Com as chuvas dos últimos dias um problema comum da região periférica se estendeu ao centro Divinópolis: os buracos. Motoristas precisam se arriscar em manobras para evitar cair nas crateras. Isso ocorre na Primeiro de Junho, Goiás e também nas vias do bairro Sidil, onde houve o recapeamento no ano passado. Em algumas delas não há ainda, nem mesmo sinalização.

Apesar das chuvas terem evidenciado a “buracada” da região central da cidade, é nos bairros onde a situação é mais crítica. Na Avenida Gabriel Passos, no bairro Interlagos, é praticamente impossível desviar. O ponto crítico está em uma curva perto da Gerdau. Quem passa por lá, não consegue fazer o caminho sem cair em pelo menos um buraco.

Lá, além da chuva, o tráfego pesado de caminhões também agrava a situação. A via é a principal de acesso à região sudeste. Moradores preocupados colocaram galhos de árvores para tentar sinalizar.

O mesmo ocorre na única entrada dos bairros Jardim das Oliveiras, Candelária, Santa Marta, na Rua Pitangui. A precariedade foi registrada em um vídeo pelo vereador Edmilson Andrade (PT).

“Tem motoqueiro passando, caindo e batendo a boca. Quebram dentes, braços”, relata.

O parlamentar pediu à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settrans) para sinalizar os pontos mais críticos.

“O motorista passa direito no buraco com risco de se ferir muito, porque não vê. Os buracos nas curvas são mais difíceis ainda de serem vistos. Aí, o motorista cai, se machuca e ainda superlota a UPA. Temos que pensar nisto também”, afirmou.

Tapa buraco

A Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que o momento é de “paciência”, pois só será possível iniciar a operação tapa buraco após o período de chuva. Ainda segundo a assessoria, é necessário aguardar a terra secar para colocar um novo asfalto.

No caso, do bairro Interlagos, uma equipe irá ao local e verificará a possibilidade de realizar uma intervenção emergencial.

“Lembrando que com as chuvas tudo que é feito corre o risco de ser perdido”, consta na nota.

Já sobre a sinalização, a Assessoria informou que a prioridade será os pontos mais críticos que representam mais perigo aos motoristas.

Avenida Gabriel Passos:

Entrada do Bairro Candelária:

Vídeos cedidos pelo vereador Edimilson Andrade.