Cidades do Centro-Oeste de Minas sob risco de tempestades após calor intenso
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O alerta permanece até a manhã de quinta (10). Enquanto isso, o calor intenso e a baixa umidade continuam em todo o estado.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quarta-feira (09/10), um alerta de risco de tempestade para 730 das 853 cidades de Minas Gerais. Apenas as regiões do norte do estado e parte do extremo sul estão fora da área de instabilidade.

Municípios do Centro-Oeste de Minas

As cidades do Centro-Oeste mineiro sob risco de tempestades incluem: Araújos, Arcos, Bambuí, Bom Despacho, Camacho, Campo Belo, Candeias, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Cláudio, Conceição do Pará, Córrego Danta, Córrego Fundo, Cristais, Divinópolis, Dores do Indaiá, Doresópolis, Formiga, Igaratinga, Iguatama, Itaguara, Itapecerica, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Leandro Ferreira, Luz, Martinho Campos, Medeiros, Moema, Nova Serrana, Onça de Pitangui, Pains, Papagaios, Pará de Minas, Passa Tempo, Perdigão, Pimenta, Pitangui, Santo Antônio do Monte, São Gonçalo do Pará, São Roque de Minas e São Sebastião do Oeste.

Alerta

De acordo com o Inmet, a classificação de risco é de perigo potencial, com previsão de chuvas variando entre 20 e 30 mm/h, ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem atingir 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo. O alerta é válido até às 10h desta quinta-feira (10/10).

Os impactos esperados incluem baixo risco de cortes de energia elétrica, danos a plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

Calor intenso em Minas

Antes do retorno das chuvas, o calor intenso continua a predominar em Minas Gerais. A massa de ar quente que cobre o estado tem mantido temperaturas elevadas e reduzido os níveis de umidade. Nos próximos dias, a umidade relativa do ar deverá permanecer abaixo de 30%, aumentando a sensação de desconforto. Essa combinação de calor extremo e ar seco pode resultar em chuvas irregulares e com volumes reduzidos em algumas áreas.

Previsão

Apesar do calor, a previsão é de que as chuvas retornem gradualmente a partir dos próximos dias, oferecendo alívio à seca. A combinação de um cavado — uma área alongada de baixa pressão — e a chegada de uma frente fria na sexta-feira (11) favorece o aumento das chuvas em todo o estado. As precipitações devem começar a atingir Minas Gerais já na quinta-feira (10), evoluindo ao longo de sexta-feira, com maior intensidade nas regiões central e leste do estado.