Poliany Mota
Foram apresentados, na tarde desta terça-feira (25), cinco médicos cubanos e um brasileiro que atuarão como reforço no atendimento da saúde da família. De acordo com o secretário de saúde David Maia, mais dois profissionais estão a caminho de Divinópolis. “Estavam previstos apenas três profissionais, mas conseguimos que fossem disponibilizados seis”, comentou.
Segundo o secretário, o município solicitou ao governo um total de 20 profissionais da saúde. David disse ainda que a expectativa é que futuramente sejam 72 médicos a frente do atendimento primário. “Temos que mudar de perspectiva, sair dos hospitais e começar a tratar as pessoas em suas casas”, explicou.
O salário destes profissionais será pago pelo governo federal. Já a moradia e as despesas com alimentação ficarão por conta do município.
Profissionais
Os cubanos Onill Joel Tejeda Piedrahita, Reina Maria Fernandez Martinez, Sixto Vladimir Rodriguez Garcia, Vicente
Javier Hernandez Bermudez, Yeni Lina Guevara Ramirez e o brasileiro Francisco Bonifácio de Oliveira Mendes se mostraram entusiasmados com o novo sistema de saúde de Divinópolis.
“Nossa função aqui é engajar uma equipe. Nós somos apenas os componentes médicos das equipes de saúde da família. O município é muito bom, tem uma infraestrutura e tem um povo bem acolhedor. Eu acredito que a gente tem tudo para nos sairmos bem”, comentou o brasileiro Dr. Francisco Bonifácio.
O próximo passo, enquanto aguardam a regulamentação, é uma visita ao Hospital São João de Deus e à nova sede da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Também serão definidas em quais unidades eles atenderão.