Poliany Mota

 

Os novos médicos participaram de uma reunião (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

Os novos médicos participaram de uma reunião (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

Foram apresentados, na tarde desta terça-feira (25), cinco médicos cubanos e um brasileiro que atuarão como reforço no atendimento da saúde da família. De acordo com o secretário de saúde David Maia, mais dois profissionais estão a caminho de Divinópolis. “Estavam previstos apenas três profissionais, mas conseguimos que fossem disponibilizados seis”, comentou.

 

Segundo o secretário, o município solicitou ao governo um total de 20 profissionais da saúde. David disse ainda que a expectativa é que futuramente sejam 72 médicos a frente do atendimento primário. “Temos que mudar de perspectiva, sair dos hospitais e começar a tratar as pessoas em suas casas”, explicou.

 

O salário destes profissionais será pago pelo governo federal. Já a moradia e as despesas com alimentação ficarão por conta do município.

 

Profissionais

 

Os cubanos Onill Joel Tejeda Piedrahita, Reina Maria Fernandez Martinez, Sixto Vladimir Rodriguez Garcia, Vicente

Seis profissionais foram apresentados hoje (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

Seis profissionais foram apresentados hoje (Foto: Katiuscia Freitas/PMD)

Javier Hernandez Bermudez, Yeni Lina Guevara Ramirez e o brasileiro Francisco Bonifácio de Oliveira Mendes se mostraram entusiasmados com o novo sistema de saúde de Divinópolis.

 

“Nossa função aqui é engajar uma equipe. Nós somos apenas os componentes médicos das equipes de saúde da família. O município é muito bom, tem uma infraestrutura e tem um povo bem acolhedor. Eu acredito que a gente tem tudo para nos sairmos bem”, comentou o brasileiro Dr. Francisco Bonifácio.

 

O próximo passo, enquanto aguardam a regulamentação, é uma visita ao Hospital São João de Deus e à nova sede da Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA). Também serão definidas em quais unidades eles atenderão.