
Senador Cleitinho Azevedo do Republicanos aparece com 33%, seguido por Alexandre Kalil com 16%; pesquisa também revela aprovação de 62% para Romeu Zema
O senador Cleitinho Azevedo (Republicanos) lidera o interesse de voto para o governo de Minas Gerais nas eleições de 2026, conforme aponta a pesquisa Genial/Quaest.
De acordo com o levantamento, divulgado nesta quinta-feira (27/2), Cleitinho Azevedo aparece com 33% dos interessados de voto.
- Cleitinho Azevedo lidera o voto para o governo de MG, aponta Genial/Quaest
- Horários de missas para a Quarta-feira de Cinzas em Divinópolis
- ACASP discute furtos de questões de cobre e perturbação do sossego em reunião
- Pix por Aproximação: Conheça a Nova Modalidade de Pagamento
- Lotes sujos devem doer no bolso do dono
A pesquisa perguntou aos eleitores mineiros: “Se as eleições para governador foram hoje e os candidatos foram esses, em quem você votaria?”.
Em segundo lugar, encontra-se o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. Kalil, atualmente sem partido, obteve 16% dos interesses de voto.
Vale ressaltar que ele disputou contra o atual governador Romeu Zema (Novo) nas últimas eleições.
Já o senador Rodrigo Pacheco (PSD) aparece em terceiro lugar, com 8%, seguido pelo atual vice-governador, professor Mateus Simões (Novo), com 4%.
Além disso, uma pesquisa revelou que 21% dos entrevistados optaram por votar em branco ou nulo, enquanto 18% ainda se mostram indecisos.
Além disso, a pesquisa disse que as autoridades acreditam que Romeu Zema deve indicar seu sucessor.
Nesse cenário, 50% dos participantes responderam que sim, enquanto 39% discordam e 11% não souberam opinar.
Romeu Zema segue com alta aprovação
A pesquisa também questionou as apostas sobre a aprovação do governador Romeu Zema. A política segue com a aprovação de 62% dos eleitores mineiros, enquanto 30% reprovam sua gestão. Além disso, 8% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Esses números permaneceram estáveis no início de 2025, com pequenas variações em relação aos meses anteriores.
Em dezembro de 2024, Zema obteve 64% de aprovação e 29% de desaprovação. Já em abril do mesmo ano, os números foram de 62% e 31%, respectivamente.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 1.482 entrevistas realizadas com participantes ao longo de 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais.