A crise financeira atingiu a educação. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) precisou remanejar 146 crianças para o fechamento dos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) Maria Lúcia Gregório (Bairro Terra Azul) e Rafael Nunes (Bairro Santa Lúcia). Os alunos foram matriculados nas escolas mais próximas das instituições fechadas. A medida é para contenção de gastos.
A seleção dos dois Cemeis foi com base na demanda. Ambos possui o menor número de crianças. O Cmei Maria Lúcia Gregório possui 66 alunos e o Cmei Rafael Nunes 80.
“Essas adequações se fazem necessárias para economia no orçamento da educação. Fizemos um estudo para que as crianças não sofram perda da qualidade na educação”, disse a secretária da pasta, Rosemary Lasmar.
As crianças do Cmei Maria Lúcia Gregório foram transferidas para a Escola Municipal Antonieta Fonseca. Já quem estudava no Cmei Rafael Nunes será encaminhado para as escolas Antônio Severino de Azevedo e Evelina Greco.
Segundo Rosemary Lasmar, as medidas são necessárias para ajustes financeiros.
“Além da desativação dos Cmeis teremos alguns projetos suspensos temporariamente: A Oficina Itinerante e o Coletivo de Educadores. Em todas as mudanças tivemos o cuidado de preservar a essência da educação, com alunos na escola, transporte escolar, merenda, diretor, professores na sala de aula, bom funcionamento da escola e o atendimento ao público. De forma alguma o ensino foi prejudicado”, completa a Rosemary.
A secretária afirmou ainda que os Cmeis que serão construídos nos bairros Jardinópolis e Jardins das Oliveiras não sofreram nenhuma mudança. As obras estão em fase de licitação no Ministério da Educação.
Reunião
A redução de custo será assunto da reunião do Conselho Municipal de Educação (Comed) nesta terça-feira (07). De acordo com informações apuradas pela reportagem, os cortes deverão levar a uma economia de R$ 7 milhões.