(Foto: Divulgação)

Dados do Setor de Imunização da Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) dizem que até o momento 52% das adolescentes de 9 a 11 anos foram imunizadas contra o Human Papiloma Vírus (HPV). A campanha teve início no dia 16 de setembro e a previsão era vacinar 4.704 adolescentes na cidade e na zona rural, sendo que com um mês de vacinação a cobertura atingiu a 4.449 meninas. De acordo com o Setor de Imunização da Semusa, a vacina disponível em fase final do estoque e a previsão é que em meados de novembro uma nova remessa chegue, ampliando essa cobertura. O repasse dessas vacinas é de responsabilidade do Ministério da Saúde, cabendo à Semusa a sua aplicação.

Os pais e responsáveis que ainda não tiveram suas filhas vacinadas devem procurar a unidade de saúde próxima de sua casa o mais brevemente possível para que garanta a vacinação enquanto houver estoque disponível ou receberem orientação quanto à continuidade da campanha. Esse ano a vacinação das adolescentes acontece exclusivamente nas unidades de saúde. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis é favorecer a abordagem da adolescente quanto ao cuidado com a própria saúde, oferecendo informações e orientações que serão importantes para a vida toda.

Prevenção
A vacinação, conjuntamente com as atuais ações para o rastreamento do câncer do colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas. Atualmente, este agravo representa a terceira causa de morte por neoplasias entre mulheres no Brasil