Podem participar pessoas com idade acima de 15 anos; Saiba como participar das aulas gratuitas de capoeira em Divinópolis
O Coletivo Takará promove aulas gratuitas de capoeira em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A primeira aula ministrada, realizada no sábado (31/8), abordou as origens do Centro-Oeste de Minas Gerais e propôs aos presentes uma nova visão da Capoeira enquanto ferramenta de conscientização da memória histórica.
Esse momento marcou o início de uma série de treinos de Capoeira para pessoas acima de 15 anos. As aulas ocorrerão aos sábados, das 9h às 11h30, no Centro Cultural Casa Coletiva (Rua João Morato de Faria, nº 11). O propósito do projeto é reforçar a importância da Capoeira como expressão cultural e patrimônio imaterial afro-brasileiro.
“Nossa proposta é estabelecer um ponto de treinamento acessível para iniciantes a partir dos 15 anos. Estabelecemos a faixa etária devido à independência dessa idade. E, por uma questão metodológica, uma vez que, na presença de crianças, a metodologia exige mais ludicidade.”, disse Marco Túlio Parreiras, um dos idealizadores do projeto.
Os interessados em participar podem entrar em contato pelo WhatsApp: (18) 9 9646-4366 (Buscapé) ou (37) 9 9862-9593.
História da capoeira
A capoeira é uma manifestação cultural afro-brasileira que envolve elementos de dança, arte marcial, música, jogo, bem como religiosidade.
O surgimento da expressão foi protagonizado pelos negros escravizados como forma de resistência à opressão dos senhores e de preservação de suas identidades culturais. A roda, os instrumentos musicais, o canto, assim como os movimentos corporais compõem a performance em capoeira.