Deputado cobrou pagamento da dívida com o hospital; A proposta apresentada pela Ses pode amortizar em até R$ 1,3 milhão
As estratégias de controle e combate ao coronavírus foram pauta para reunião entre o deputado federal Domingos Sávio e o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, nessa segunda-feira (09). A confirmação do primeiro caso da doença no Estado, em Divinópolis, foi o ponto de partida para o parlamentar cobrar mais investimentos na saúde pública do Município, com reflexo positivo para as 54 cidades do Centro-Oeste de Minas.
O encontro terminou com um acordo. O Governo de Minas se comprometeu a buscar alternativas para diminuir a dívida acumulada nos anos de 2017 e 2018 com o Complexo de Saúde São João de Deus.
“Com o risco de uma epidemia, temos que fortalecer o São João de Deus e deixá-lo mais bem preparado para ter condições de enfrentar a doença e oferecer tratamento a toda população. Eu fui lembrar ao secretário que o Estado está devendo o Hospital. Fiz um apelo a ele para priorizar o pagamento dos atrasados e manter em dia as obrigações do Estado com o Complexo de Saúde”, destacou Domingos Sávio.
A proposta apresentada pela Secretaria de Estado de Saúde pode amortizar a dívida em até R$ 1,3 milhão. Para isso, recursos provenientes das sobras de convênios seriam repassados à Instituição em uma única parcela ou em cotas, conforme a disponibilidade financeira do órgão.
O assessor-geral do São João de Deus, André Waller, destacou que a instituição é o maior hospital-geral do Centro-Oeste de Minas e possui, atualmente, 222 leitos SUS autorizados pelo Ministério da Saúde.
“Porém, com o não pagamento de antigas dívidas do Governo de Minas com o São João de Deus, os recursos que chegam para subsidiar os custos não estão atendendo às atuais demandas”, declarou Waller.