Mudança de gestão reacende esperança da classe empresarial para fomento da economia de Divinópolis
Com o respaldo de entidades de classe, o novo secretário de Desenvolvimento Econômico Social de Divinópolis, Rafael Nogueira tomou posse, nesta quinta (25). O Grupo Gestor ocupou cadeira na mesa principal e sinalizou a vontade de ser voz ativa na gestão.
De forma didática, para não abrir brechas para outros entendimentos, a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e do grupo gestor, Alexandra Galvão apontou as prioridades com pequenos cartazes.
Foram seis pontuações: economia criativa; polo da moda; resíduos sólidos; desburocratização e aceleração de projetos; ecossistema de inovação; e complexo turístico Cruz de Todos os Povos.
“São exemplos de casos já em andamento que farão que as atribuições da sua pasta sejam mais leves”, disse ao secretário em pronunciamento.
O Grupo Gestor é formado por 17 entidades, parte dos membros acompanharam a solenidade. O objetivo dele é elaborar uma pauta construtiva para fomentar a economia com geração de emprego e renda.
Prioridades
O apoio das entidades foi enfatizado pelo novo secretário. Em pronunciamento, defendeu uma gestão alinhada exatamente para tornar “mais leve” os desafios.
A prioridade é colocar a casa em ordem.
“É pegar todos os projetos que estão em andamento, colocá-los em execução e tentar chegar a uma conclusão com eles, que é o primeiro e o passo mais rápido e fácil. Segundo, é programar e projetar a cidade, para que ela tenha um desenvolvimento sustentável e um futuro forte”, destacou.
Tempo de execução
Ele terá cerca de um ano e meio pela frente com algumas restrições impostas pelo período eleitoral. O curto prazo não deixa espaço para desânimo. A aposta é um projeto de continuidade independentemente de partidos.
“Vamos fazer, como eu disse, passo a passo. Pegar o que está pronto, continuar a fazer projetos, inclusive para mais de um ano e meio”.
Na lista de prioridades também está a duplicação da MG-050.
“Todos os projetos, cada um no seu tempo, mas sem preocupação se ele é de um, dois anos ou mais e sim que seja executado”, finalizou ao PORTAL.
Esperança
A mudança da gestão da pasta também reacendeu esperança. O proprietário da rede de supermercados ABC, Waldemar Amaral e também dono de duras críticas ao governo classificou o novo secretário como “pessoa de qualidade”.
“Uma pessoa de qualidade, indicada pelas associações e apoiada. Espero que venha substituir o José Alonso e tenha a possibilidade de ter um desempenho muito maior”, destacou.
Para ele, apesar da falta de recursos, ao retomar a confiança e conquistar o apoio do povo, portas sejam abertas para investimento, por exemplo, empréstimos para serem aplicados no desenvolvimento.