gleide andrade hospital-escola em divinópolis
Gleide Andrade com o técnico da Ebserh (frente) e o reitor da UFSJ Marcelo Pereira (Foto: Divulgação/Assessoria Gleide)

Ela acompanhou a visita de técnicos da Ebserh à Divinópolis; Eles vão apresentar estudo de viabilidade

Durante visita de técnicos da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) a dirigente do PT Gleide Andrade disse que Divinópolis vai conseguir a implantação do hospital-escola com apoio do presidente Lula (PT).

Eles estiveram na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), assim como, também nas obras do hospital regional, nesta segunda-feira (9/10).

“Estamos trabalhando pela unidade, pelo hospital-escola e sabemos que com o total apoio do Governo Lula, nós iremos conseguir”, afirmou Gleide.

União pelo hospital-escola

Ela ainda falou na importância da união.

“Só vamos ter esse hospital se todos se unirem, então isso aqui não é uma luta sua, minha, não é individual, é coletivo. Isso é uma luta de Divinópolis, da região, da prefeitura, do governo, do Estado. De todos aqueles que querem resolver o problema de saúde no Centro-Oeste. Porque é um hospital 100% SUS, e o problema dos estudantes de medicina”, enfatizou ao lado da deputada estadual Macaé Evaristo.

A vistoria aconteceu após reuniões no Ministério da Educação e no Ministério da Saúde realizada pela dirigente do PT e a reitoria da UFSJ. A visita partiu de discussões junto a pasta e também Secretaria de Ensino Superior. Isso para ampliar campos de prática para os cursos da área de saúde.

As tratativas entre a UFSJ e os ministérios preveem que o hospita-escola amplie o atendimento em toda região. Após a visita que deve continuar, nesta terça-feira (10/9), os técnicos vão apresentar um relatório de viabilidade do hospital-escola.

Este é o primeiro passo. Contudo, para garantir que o hospital regional seja universitário, é necessário que o governo do estado conclua as obras. A promessa é de o prédio ser inaugurado até 2025.

Acelerador

Na sequência, Gleide Andrade visitou o Complexo de Saúde São João de Deus. Lá, confirmou o empenho do recurso para a aquisição de um acelerador linear.

Depois de muito trabalho de Gleide, o Ministério da Saúde, então, anunciou o empenho do valor de cerca de R$ 10 milhões. O dinheiro é para a compra do acelerador linear de partículas, equipamento utilizado no tratamento de radioterapia.

Ela realizou inúmeras tratativas na capital federal para garantir a aquisição do acelerador de partículas.