Ela funcionava às margens do rio e havia risco de poluição; Prefeitura afirma que novo local fica pronto em 30 dias

Marcelo Lopes

Interditada pelo Ministério Público a usina de fabricação de asfaltamento, da Prefeitura de Divinópolis, está parada há quase 60 dias e causando transtorno. O caso foi abordado pelo vereador, Ademir Silva (PSD) na reunião da câmara, desta terça-feira (14). Ele cobrou providências para a retomada da produção.

O motivo da interdição é devido a localização, às margens do Rio Itapecerica, no bairro Manoel Valinhas. Quando o nível do Rio Itapecerica aumentava, as águas inundavam a usina que continha materiais que causam poluição. Até o momento, não há a produção do material para reparar as ruas.

“Segundo o MP, a usina está muito próxima do rio e então começou a se construir uma nova. O meu pronunciamento hoje foi alertando o prefeito municipal para que agilize esta obra o mais rápido possível […] Já tem duas semanas que nós não estamos realizando a Operação Tapa Buracos e se continuar por mais alguns meses esta construção nós, infelizmente, vamos viver um caos, um colapso total do nosso trânsito com tantos buracos”, disse o vereador.

O parlamentar também relatou que veio recebendo diversas denúncias de regiões diferentes de Divinópolis, relatando irregularidades nas estradas e a existência dos buracos.

“Fizeram na região Oeste, nos governos anteriores, um asfalto de péssima qualidade e hoje está esfarelando, as vias estão cheias de brita, os motoqueiros estão caindo direto”, consta, mencionando os bairros Rancho Alegre, São Roque, Campina Verde.

Além da recomendação para que a construção da nova usina seja finalizada, Ademir também espera do Executivo uma velocidade no processo de materiais, para que a Operação Tapa Buracos volte a funcionar.

“Que o prefeito também agilize a compra de materiais, para que quando a usina ficar pronta, a operação volte o mais rápido possível para atendermos toda a cidade que com certeza está toda esburacada”, finalizou.

Prefeitura

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio da Assessoria de Comunicação, informou que a previsão para que a obra da nova usina de asfaltamento esteja pronta é de 30 dias.