Coronel Marcelo Augusto Santos assume a 7ª Região; O 23º Batalhão agora é coordenado pelo tenente-coronel Rodrigo Teixeira Coimbra que focará estratégias no combate ao tráfico de drogas
Marcelo Lopes
A troca de comando da 7ª Região da Polícia Militar (RPM) e do 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM) foi realizada na manhã desta terça-feira (06), em Divinópolis. Autoridades, militares e bombeiros, imprensa e convidados estiveram presentes na cerimônia. Durante a solenidade os novos comandantes destacaram os desafios da região, como por exemplo, combate a explosão de caixas eletrônicos.
Durante a solenidade, o coronel Helbert William Carvalhaes passou o comando da região ao coronel Marcelo Augusto Santos, que deixa o 23º BPM, sendo agora coordenado pelo tenente-coronel Rodrigo Teixeira Coimbra.
O coronel Carvalhaes resume os dois anos a frente da Sétima Região.
“Tivemos muitos feitos e um crescimento operacional e a redução da criminalidade (12%). Mas o trabalho foi feito a várias mãos, por essa tropa aguerrida e muitos parceiros que contribuíram para isso. Agora, com o Marcelo, tenho certeza que os feitos serão cada vez maiores para que a população volte a ter a confiança no trabalho da PM e que a sensação de segurança seja cada vez maior”.
Após 30 anos na carreira militar, Helbert se aposenta da profissão e deixa o comando com o sentimento de dever cumprido. O ex-comandante também lembra de tragédias envolvendo militares em dezembro de 2017 e janeiro de 2018.
“Foram acontecimentos no nosso final de carreira muito marcantes. Mas tenho certeza que a ida deles para o nosso Senhor vão trazer resultados muito satisfatórios. A morte deles não terá sido em vão. Vamos estar sempre procurando melhorar os serviços junto à população que tanto carece de segurança. Deixo para a comunidade o meu agradecimento por este convívio nos últimos dois anos, a imprensa que sempre foi nossa parceira e esperamos que a PM continue o seu trabalho”, completa.
23º Batalhão da Polícia Militar
Em relação ao aumento de ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas na região, o novo comandante do 23º BPM, tenente-coronel Rodrigo Teixeira Coimbra, buscará novas estratégias para combater estes crimes.
“Viemos para procurar reduzir ainda mais os índices de criminalidade de Divinópolis e região. Estamos com uma proposta de redução no efetivo administrativo e investir no efetivo operacional, para realmente levar o policial militar para as ruas, para aumentar a sensação de segurança para a comunidade e diminuir o número desses crimes e também os de roubos”.
Rodrigo também relata que existem planos de colocar algumas bases comunitárias nas regiões mais prioritárias, atuando em locais com maiores índices criminais. Na área rural, o novo comandante irá buscar um novo efetivo específico para fazer o policiamento e evitar que mais crimes ocorram na região, planejando incrementar a rede de vizinhos protegidos nas comunidades.
7ª Região e Caixas Eletrônicos
A 7ª Região da Polícia Militar abrange 50 municípios do Centro-Oeste mineiro. Após assumir o 23º Batalhão em 2017, o novo coordenador, coronel Marcelo Augusto Santos, que está na PM há 29 anos, tem em planejamento iniciativas para combater os crimes mais recorrentes, inclusive os de explosões a caixas eletrônicos, como o desta madrugada em São Sebastião do Oeste, que deixou um homem morto e uma mulher ferida.
“Haviam exatos 60 dias que não se registravam ataques a caixas eletrônicos na região, sendo o último em Formiga. Já estávamos com um trabalho de inteligência, com operações em andamento, inclusive. Nós estamos com várias equipes em busca, como a do batalhão do ROTAM, aeronaves, batalhões de operações especiais, todo o efetivo disponível na região para capturarmos estes bandidos”.
“Nós tivemos uma informação que por volta de 4h30, eles estavam próximos à comunidade de Trindade, com fuzis. Mas essa informação só chegou o nosso conhecimento por volta de 8h30. Então pedimos inclusive à comunidade, que caso tenha alguma informação, comuniquem conosco, pois estamos com um efetivo maciço de policiais naquela região”, explica Marcelo.
O coronel diz que também em relação a ataques como este, a PM também está realizando operações em todas as madrugadas nos últimos quinze dias.
“Tivemos uma suspensão de uma ameaça de ataque na região de Abaeté, e graças ao nosso empenho isso não aconteceu, vindo a ocorrer no município de Rio Paranaíba, na semana passada. Foi fruto de um serviço preventivo que fizemos na região, tendo como primeira prioridade focar as ações em caixas eletrônicos para que não aconteça mais estes episódios”.
Para o coronel, este é o maior desafio na região.
Novos desafios
Sobre o tráfico de drogas, Marcelo diz que já está com operações planejadas, envolvendo os comandantes dos 50 municípios que compõem a região.
“Precisamos do empenho de todas as cidades, não somente de Divinópolis, para que possamos fazer uma segurança melhor e consequentemente reduzir os índices de criminalidade”.
Já em relação a Divinópolis, o comandante acredita que o maior desafio seja a redução dos homicídios. Sobre os roubos, o mesmo relata que há uma diminuição nas ocorrências, No planejamento, o foco agora é nas operações envolvendo o carnaval e a segurança destes eventos nas cidades da região.
“Passando o carnaval, nós já temos outras ações em mente, como operações já programadas e simultâneas nas 50 cidades”, completa.
Cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira (06), em Divinópolis – Fotos, Marcelo Lopes