Presidente da entidade faz balanço de ações e traça metas para 2025

A poucos dias do fim de 2024, a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Divinópolis já consegue apresentar um panorama de como foi o ano para o comércio e traçar estratégias para 2025. Em entrevista ao PORTAL GERAIS nesta sexta-feira (23/12), a presidente da entidade, Mônica Vitor Simões, afirma que o período que se encerra trouxe desafios e oportunidades para o setor.

“De forma geral, acompanhou a resiliência da economia nacional, refletindo em um avanço significativo no varejo, especialmente em setores como alimentos e serviços. No entanto, em alguns específicos, como o de vestuário, os empresários enfrentaram dificuldades que são reflexos da concorrência com produtos importados e de fatores climáticos que afetaram as vendas de peças sazonais”, diz Mônica.

A entidade também afirma a existência do que classifica como reflexos de dificuldade no preenchimento de vagas no setor. Isso, devido à falta de qualificação de mão de obra – mesmo com muitas oportunidades disponíveis no setor.

“Esse cenário reforça a necessidade de iniciativas voltadas para capacitação e desenvolvimento profissional, algo que a CDL Divinópolis tem trabalhado com afinco por meio de projetos e ações para promover a empregabilidade”.

O setor do comércio foi o único em novembro de 2024 a fechar o mês com saldo positivo de empregos. Conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), houve 894 contratações no mês passado, contra 755 desligamentos, saldo positivo de 139 postos de trabalho.

Em todo o ano, o comércio perde apenas para o setor de serviços em contratações em Divinópolis. São 10,3 mil vagas preenchidas, contra 13,9 mil de serviços.

Ano também de superação para o comércio de Divinópolis

De acordo com Mônica Simões, apesar dos desafios, 2024 teve várias iniciativas positivas para o comércio em Divinópolis.

“Com campanhas para fortalecer o comércio local e fomentar as vendas, buscamos apoiar os empresários. Além disso, proporcionar um ambiente mais favorável para os negócios na cidade”, pontua.

Crescimento moderado para 2025

Para o próximo ano a Câmara de Dirigentes Lojistas prevê crescimento moderado.

“Mas, com atenção redobrada aos desafios que se desenham no cenário nacional, como as incertezas fiscais, as projeções de juros elevados e o impacto do ambiente externo na economia. Esses fatores podem afetar tanto a confiança do consumidor quanto o dinamismo do setor varejista”.

Ainda conforme Mônica, o compromisso da CDL é de seguir trabalhando em parceria com empresários e outras instituições. Assim, buscar soluções que fortaleçam o comércio local e gerem oportunidades.

“Acreditamos que com planejamento, inovação e ações coordenadas podemos enfrentar os desafios e continuar impulsionando o desenvolvimento de Divinópolis”, finaliza.