Amanda Quintiliano

 

CSC_0297O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Divinópolis, Edimilson Andrade (PT) encaminhou ofício para a Prefeitura e para o Hospital São João de Deus (HSJD) pedindo explicações sobre a ameaça de paralisação dos médicos. O fato ocorreu no início da semana, mas até hoje nem a superintendência e nem o município se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

 

O vereador também não teve nenhuma resposta, prevalecendo, até o momento, a posição dos profissionais. Eles alegaram atraso no pagamento motivado pelo não repasse de verbas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo denúncia de um médico ao Jornal Agora, a prefeitura estaria atrasando os pagamentos dos procedimentos feitos pelo sistema público.

 

Edimilson disse que só poderá tomar alguma medida após ter uma posição, tanto do hospital, como da prefeitura. O vereador afirmou não poder se basear apenas em informações da imprensa para agir. Salientou ainda desconhecer de onde partiu a denúncia e a veracidade dela.

 

“Com essas respostas do ofício poderemos saber qual é a real situação, se existe a possibilidade de os médicos não atenderem ao SUS e se a prefeitura está deixando de pagar ou se é outra esfera, qual é o governo, estadual, federal”, comentou e completou: “com o documento na mão eu posso agir e saber o que podemos fazer”.

 

Nesta sexta-feira (01), a assessoria de comunicação da Prefeitura disse que os pagamentos até o mês de junho estão em dia. Já o referente a julho, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não confirmou, já que o mês terminou ontem.