Pelos próximos 14 dias não haverá novas flexibilizações na cidade; Foram avaliados vários fatores para construção de estratégias de combate à Covid-19
O Comitê de Enfrentamento a Covid-19, em reunião que aconteceu nesta terça-feira (30), decidiu não flexibilizar mais atividades nos próximos 14 dias. A equipe, formada por representantes da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), especialistas da área médica, vereadores, representantes das secretarias municipais irá analisar os dados e números para os próximos dias.
As reuniões acontecem periodicamente onde são avaliados vários fatores para construção de estratégias de combate à doença. Na prática, por enquanto, até que haja novas decisões, as atividades comerciais continuam como estão, ou seja, não houve recuo da flexibilização, até o momento, e nem haverá novas flexibilizações pelos próximos 14 dias.
O comitê tem como objetivo monitorar os casos da doença, executar o Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência para a Doença Respiratória para que seja implantado por todos os entes envolvidos.
É dever do comitê municiar as redes pública e privada de informações atualizadas quanto à epidemia global do Coronavírus, bem como a respeito de novas tecnologias para o seu enfrentamento, atuar como facilitador nas ações do Plano Municipal de Enfrentamento e Contingência para a Doença Respiratória de 2019-Ncov, fazendo a interface entre as diversas entidades envolvidas, promover entre seus pares a cultura da prevenção, propiciando um ambiente saudável por meio da mudança de hábitos pessoais e institucionais.
Além disso os participantes devem avaliar as medidas de isolamento com a separação de pessoas sintomáticas ou assintomáticas, em investigação clínica e laboratorial, de maneira a evitar a propagação da infecção e transmissão local, entre outras.