Novo horário foi estabelecido para funcionamento de lojas na cidade; CDL diz que deliberação corrige distorção, mas ainda não é o ideal
O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 suspendeu o escalonamento do comércio em Divinópolis. Desde o dia 27 de abril, as lojas estavam abrindo em dias alternados divididas em dois grupos. Pela nova deliberação, todos os segmentos poderão abrir de segunda a sexta-feira, de 10h às 16h. O funcionamento fica proibido aos finais de semana.
A medida terá validade a partir de terça-feira (09). A previsão é de que o decreto seja concluído ainda na segunda-feira (08).
A solicitação para o fim da escala de dias intercalados foi reforçada essa semana por entidades de classe.
“O comitê entendeu que não poderia ter os mesmo horários de antes e por isso colocou de 10h às 16h. Na prática continua as mesmas 30 horas, mas agora em dias sequenciais”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luiz Ângelo Gonçalves.
A situação ainda não é a considerada “ideal” pelos comerciantes.
“Essa situação de não funcionar aos sábados é bem ruim porque é um dia bom de comércio. Existe uma situação que no sábado não tem indústria, construção civil, muitos escritórios não funcionam, e não teve uma justificativa robusta para justificar o sábado. Mas o fato de não ser dias alternados é interessante. Não é um ganho, mas é a correção de uma distorção”, avalia.
Serviço Público
O documento prevê também o retorno ao trabalho dos servidores públicos municipais também de segunda a sexta, a partir do dia 15 de junho, divididos em dois turnos, de 7 às 13 e de 12 às 18 horas.
Ficam mantidas também todas as exigências relativas ao uso de máscara, distanciamento entre pessoas e obrigatoriedade do álcool gel.
Sem previsão
A liberação de bares, restaurantes e celebrações religiosas continua sem previsão. O comitê ainda não liberou o funcionamento para antes do dia 12 de junho como era esperado pela categoria.