Até sete pessoas poderão receber as doações e terem suas vidas renovadas

O Complexo de Saúde São João de Deus – CSSJD recebeu na tarde do dia 03 de agosto, uma equipe de cinco profissionais do MG Transplantes de Belo Horizonte, para a retirada de múltiplos órgãos.

Durante o processo que iniciou por volta das 15 horas, foram captados coração, fígado, rins, pâncreas e córneas, que seguiram para Belo Horizonte onde seriam realizados os transplantes. Além desta equipe também participaram do processo de retirada dos órgãos os médicos legistas e as equipes de enucleação, UTI Adulto e Bloco Cirúrgico do CSSJD.

De acordo com o Diretor Técnico e Médico Nefrologista do CSSJD, Dr. Eduardo Gomes Mattar, com este gesto altruísta, até sete pessoas poderão receber as doações e terem suas vidas renovadas.

“Este trabalho só foi possível graças à consciência e capacidade de superação dos familiares do doador que no momento de perda optaram por ajudar a salvar outras vidas, contribuindo assim para a redução da fila de espera por transplantes que não pára de crescer em todo o país”.

De acordo com dados da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante – CIHDOTT, somente neste ano de 2019 já foram retirados para doação 57 pares de córneas e 9 doações de múltiplos órgãos (coração, rins, fígado e pulmão).

Todo este resultado é fruto de um intenso trabalho de campanhas internas e externas realizada pela CIHDOTT do CSSJD.

“Mantemos sempre os nossos profissionais da Comissão em constante atualização e interação com o MG Transplantes, sempre com o intuito de conscientizar a população sobra a importância da doação de órgãos”, destaca Dr. Eduardo Mattar.

Nós do Complexo de Saúde São João de Deus nos sentimos honrados em participar deste importante momento na vida de diversas pessoas e parabenizamos toda a família que decidiu pela doação dos órgãos e as equipes envolvidas neste gesto de amor ao próximo!

Seguimos juntos defendendo a importância de salvar vidas! Seja um doador, converse com a sua família!