Letícia Ferreira
No dia 26 de setembro, é comemorado o Dia Nacional dos Surdos e pensando nisso, a Comunidade Surda de Divinópolis, com apoio de diversas instituições realiza uma série de palestras e cursos sobre o tema e sua didática na sociedade.
Essa data é marcada por relembranças de lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania.
“O Dia Nacional dos Surdos representa uma conquista histórica para a comunidade surda brasileira. Pois, é neste dia que várias instituições, associações, escolas, comunidade e lideranças surdas relembram suas conquistas e descrevem novas metas”, destaca a intérprete e membro da Comunidade Surda de Divinópolis, Graciele Maia.
A comunidade
Em 2014 foi criada em Divinópolis, a Comunidade Surda de Divinópolis, formado por surdos e profissionais que atuam na área, que se reúnem para discutir sobre diversos temas.
Graciele destaca ainda que “é importante que toda a sociedade brasileira reflita sobre os surdos, sobre a comemoração no Dia Nacional do Surdo”.
“Compreendendo os surdos como cidadãos iguais aos outros, com direitos e deveres, dando-lhes uma atenção mais justa e respeitando a cultura, identidade surda e a língua”.
A comunidade Surda de Divinópolis por meio de diversas parcerias realiza diversas atividades em comemoração ao “Setembro Azul. Confira a programação:
Escola AAVIDA:
23/09: Palestra” Leis que permeiam a surdez” (Palestrantes: Alunos da escola AAVIDA)
24/09: Mesa temática sobre: “Escola Bilíngue” (Participantes: Alunos da escola AAVIDA e representantes surdos da comunidade surda de Divinópolis.
25/09: Palestra: “Cultura Surda” (Palestrante: Mariana de Oliveira Ferreira – Engenheira de Produção e professora de Libras)
26/09: Panfletagem na Rua Primeiro de Junho e Goiás. (Alunos e profissionais da Escola AAVIDA).
FUNEDI/UEMG
27/09 – Seminário: “Comunidade Surda: Cotidiano e Desafios”