Editora do PORTAL GERAIS participou do evento promovido pelo Sindijori; avanços tecnológicos e regulação do setor também estiveram na pauta.
Diretores de veículos de comunicação, agências de publicidade de Belo Horizonte e do interior de Minas Gerais, empresários, parlamentares e membros do poder público se reuniram nesta segunda-feira (21/10) para debater assuntos importantes relacionados ao segmento, durante o 2º Conecta Com Minas. A fundadora e editora do PORTAL GERAIS, Amanda Quintiliano, também participou do evento promovido pelo Sindicato das Empresas Proprietárias de Jornais e Revistas no Estado de Minas (Sindijori-MG), que abordou, entre outros temas, os avanços tecnológicos e a regulação do setor.
Na pauta também estavam: critérios de valores no tabelamento de preços publicitários, novas perspectivas para o mercado publicitário mineiro e a valorização das empresas mineiras. O evento aconteceu na sede da Fiemg, em BH. Ele contou com cerca de 200 participantes representando agências, jornais, portais, rádios e TVs de todo o estado.
Para a editora do PORTAL GERAIS, o evento trouxe perspectivas de fortalecimento do setor de comunicação, principalmente no que tange o interior.
“Por muito tempo houve a subestimação do mercado de comunicação do interior. Hoje, é nítida a importância desse setor, a partir do consumo da informação regionalizada. O evento proporciona a oportunidade de mostrar às agências o crescimento e fortalecimento do setor. Ao mesmo tempo, une forças para potencializar ainda mais essas empresas do interior.”, afirmou.
Amanda Quintilianou destacou ainda a importância da abertura do governo do Estado ao reconhecer a potencialidade do alcance desses veículos, assim como da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, agências de publicidade e representantes do setor privado.
Desafios da indústria da comunicação
O presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, compôs a mesa solene do evento. Ao falar, elogiu em razão de trazer à tona os desafios da indústria da comunicação em uma sociedade permeada por avanços tecnológicos. Além disso, Roscoe entende que uma comunicação fortalecida é parte fundamental de uma “sociedade efetivamente democrática e participativa”.
Ainda conforme ele, “a união das empresas do segmento é importante para o fortalecimento do mercado mineiro”.
Flávio Roscoe observou que, na medida do possível, a Fiemg tem trabalhado junto às indústrias para que elas prestigiem as empresas mineiras na contratação de serviços de comunicação.
“A Câmara da Indústria da Comunicação tem total apoio da Fiemg e eu acredito que esse mercado está mudando, e vejo boas perspectivas de crescimento”, enfatizou.
O presidente do Sindijori-MG Rodrigo Fernandes, deu boas-vindas a todos os presentes e fez coro com Roscoe ao enfatizar a relevância do evento para debater os desafios da indústria da comunicação. Isso, sobretudo em um mercado cada vez mais competitivo, e apontar caminhos, inclusive com a possibilidade de fazer negócios.
Parceria para fortalecer
Fernandes destacou o diálogo com o governo de Minas Gerais, especialmente com a Secretaria de Comunicação Social, visando estreitar o relacionamento entre a pasta, veículos de comunicação e agências de publicidade.
“O Sindijori teve conquistas importantes nesses últimos anos, e isso foi possível no âmbito do poder público porque sempre encontramos no governo Romeu Zema uma administração séria, que tem dialogado com todos os veículos, sem distinção”, acrescentou.
O secretário de Comunicação Social de Minas, Bernardo Santos, enalteceu o trabalho do Sindijori na defesa dos interesses do setor. Além disso, lembrou que o governo vê na comunicação um canal muito importante para que a informação segura e confiável chegue aos mineiros.
Nesse sentido, ele citou algumas ações do governo no intuito de interiorizar as campanhas de comunicação. Além disso, para abrir linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) para as micro e pequenas empresas do setor.
- Homem atira na companheira e fica ferido no Bairro Bom Pastor em Divinópolis
- Prefeitura de Divinópolis decreta situação de emergência devido às chuvas intensas
- Chuva: Prefeito de Divinópolis quer empréstimo de R$ 20 milhões para obras emergenciais
- Governo revoga norma da Receita Federal sobre movimentações financeiras após fake News
- PCMG prende jovem suspeito de tentar matar o pai idoso em Pompéu
Outros participantes do Conecta com Minas
Também compuseram a mesa de abertura do Conecta Com Minas os presidentes da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Aguiar, e do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Minas Gerais (Sinapro-MG), Gustavo Faria, o diretor da Associação das Empresas de Outdoor e de Mídia Exterior de Minas Gerais (Asdoor), José de Assis Tito, e o deputado estadual e 1º secretário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Antônio Carlos Arantes. Todos destacaram a finalidade do evento e a importância da união do setor para encontrar soluções para desafios comuns do segmento.
O 2º Conecta Com Minas teve como destaque também o painel “Comunicação e propaganda em Minas Gerais”, que contou com a participação de Rodrigo Fernandes, Bernardo Assis e da superintendente de comunicação da ALMG, Luiza Luna.
Os representantes do poder público falaram sobre o que Executivo e Legislativo planejam para 2025 em relação à comunicação, a possibilidade de inclusão de novas empresas na relação de anunciantes, a veiculação de conteúdos institucionais diretamente nas redes sociais dos veículos de comunicação, entre outros assuntos.
Durante o evento, houve também uma assessoria personalizada do governo de Minas e da ALMG para o recadastramento de empresas e a atualização de dados.