Delegados também foram selecionados para participarem das novas etapas (Foto: Divulgação/PMD)

Definidas as prioridades para a área da saúde em Divinópolis. Pelo menos 66 delegados inscritos, debateram e aprovaram essas propostas na 8ª Conferência Municipal de Saúde, que desde segunda-feira participam na Câmara Municipal.

O clima que se seguiu para a defesa, debate e aprovação das propostas foi tranquilo. Vários segmentos da sociedade de Divinópolis estiveram representados na conferência que contou, também, com a adesão de várias pessoas que estão envolvidas diretamente com a questão da saúde do município.

“Este é um fórum democrático onde as principais questões da saúde de Divinópolis devem ser debatidas em prol da coletividade”, disse David Maia, secretário municipal de saúde.

Delegados também foram selecionados para participarem das novas etapas (Foto: Divulgação/PMD)

Delegados também foram selecionados para participarem das novas etapas (Foto: Divulgação/PMD)

Prioridades

Entre as propostas aprovadas durante a Conferência Municipal de Saúde está a que estabelece a capacitação de todos os conselheiros e promoção da integração com todos os conselhos de saúde da região. Outra proposta aprovada foi à efetivação das equipes de Estratégia de Saúde da Família com 100% das áreas cobertas por Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Garantir uma estrutura de comunicação exclusiva para a Secretaria de Saúde, com a finalidade de consolidar as informações das Unidades e divulgá-las também mereceu a atenção dos participantes e foi aprovada como proposta. Da mesma forma foi aprovada a proposta que visa manter, ampliar e divulgar ouvidoria do SUS.

Durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde foram eleitos, ainda, 16 delegados que representarão Divinópolis na Conferência Estadual de Saúde, que está prevista para o início do mês de setembro. Os nomes ficaram assim definidos:

Usuários:

Antônio Donizete Castro

Doralice Barbosa

José Marcelo David

Antônio Luis de Jesus

Maria Aparecida das Dores Santos

Luzia dos Santos Faria de Oliveira

Lucélio Pedro Diniz

Orlando de Oliveira 

Suplentes:

Adan Pitter Nascimento

Rodrigo Andrade Marçal

Nelson Alves Nunes

Trabalhadores:

Gilmar Gonçalves dos Santos

Ivanete Ferreira

Albano Rubens do Vale Verona

Kênia Silveira Carilho

Suplentes:

Elson Ortiz Arantes

Célia Maria Batista

Governo:

Cristiane da Silva Joaquim

Maria Inês Ribeiro Leão

Juliano Soares Luiz

Telma Aparecida Alves Pinto

Suplentes:

Maria Ângela de Souza Alvarenga

Andreza Germano Souza