Chuva e alerta laranja marcam o final de semana em Divinópolis
Imagem: Clima ao vivo Divinópolis

Final de semana será com chuvas, queda de temperatura e alerta de tempestade

O final de semana em Divinópolis será marcado por instabilidade no clima, com quedas nas temperaturas e previsão de chuvas que podem se intensificar, especialmente no sábado e no domingo. Além disso, um alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) requer atenção da população.

Nesta sexta-feira, a cidade terá uma variação de temperatura entre 22°C e 33°C, com umidade do ar oscilando entre 35% e 80%. O tempo ficará parcialmente nublado durante a manhã e à tarde, com possibilidade de chuvas isoladas. À noite, essas condições se agravam, com pancadas de chuva isoladas esperadas. Quem sai de casa, especialmente à noite, deve estar preparado para chuvas repentinas.

No sábado, as tarifas devem registrar mínima de 20°C e máxima de 29°C, e a umidade do ar se eleva, variando de 50% a 90%. O dia será predominantemente encoberto, com chuviscos pela manhã e à tarde. À noite, há previsão de chuva isolada. Sendo assim, a sensação será de clima mais ameno e úmido, mas sem grandes quedas na temperatura durante o dia.

O domingo terá maior queda nas temperaturas, com mínima de 19°C e máxima de 22°C. Muitas nuvens e pancadas de chuva marcarão o dia, com possibilidade de trovoadas isoladas. A umidade do ar será extremamente alta, variando entre 70% e 100%, o que manterá o clima abafado e chuvoso. Os moradores devem redobrar a atenção, pois as condições ambientais podem agravar o trânsito e aumentar o risco de enchente

Alerta de tempestade

O INMET emitiu um alerta laranja para tempestades, válido de sexta-feira, 18 de outubro, às 00h, até sábado, 19 de outubro, às 23h59. Durante esse período, são esperadas chuvas de até 60 mm/h ou até 100 mm/dia​​, com ventos intensos que podem variar entre 60 e 100 km/h, além de risco de queda de granizo.

Dessa forma, as autoridades alertam para a possibilidade de cortes de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos em áreas suscetíveis. Sendo assim, a população deve evitar se abrigar sob as árvores, estacionar veículos próximos às torres de transmissão e placas de propaganda, além de seguir as orientações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros.

Recomendações

  • Em caso de ventos fortes, mantenha-se em local seguro e evite sair de casa, se possível.
  • Fique atento às áreas com risco de alagamento e penetração de terra.
  • Desconecte aparelhos elétricos durante tempestades para evitar danos com raios.