Uma reunião já foi realizada e um novo encontro está marcado para quinta (28) (Foto: Divulgação/Sintram)

A Comissão de Fiscalização, Perícia, Auditoria e Ouvidoria do Conselho Municipal de Saúde de Divinópolis promoveu, às pressas, reunião com seus membros para discutir ações contra o anúncio do possível fechamento do Hospital São João de Deus. Nesta quinta-feira (28), às 14h, os conselheiros se reunirão definir ações para mobilizar os Conselhos Municipais de Saúde de 18 cidades da região Centro-Oeste, que enviam pacientes à unidade para atendimento pelo SUS.

Inicialmente, além dos municípios que compõem a microrregião de Divinópolis/Santo Antônio do Monte, todos aqueles que são polos de microrregiões estão sendo convidados. A Comissão está também oficiando e promovendo encontro com os órgãos responsáveis pela gestão/repasse de dinheiro público ao hospital – Dictum gestora do HSJD, estado e município de Divinópolis- para discutir os valores da dívida, confrontando as informações e esclarecendo os fatos à sociedade. 

Será oficiado também o Ministério Público Estadual e Federal.

A diretora de Comunicação do Sintram, Ivanete Ferreira, que é uma das integrantes da Comissão, disse que é preciso ter clareza e respeito com o patrimônio público que integra o hospital São João de Deus.

“São doações da comunidade, emendas parlamentares e verbas públicas utilizadas para ampliação de alas e compra de equipamentos para atendimento aos usuários do SUS. A população não pode permitir esse fechamento, porque será um prejuízo enorme para os pacientes de Divinópolis e região”, disse.

A reunião será na Casa dos Conselhos (Av. Getúlio Vargas, 268, Centro, Divinópolis) e após a mesma serão traçadas estratégias de mobilização da população contra o anúncio fechamento do Hospital São João de Deus.

Fechamento

Uma reunião já foi realizada e um novo encontro está marcado para quinta (28) (Foto: Divulgação/Sintram)

Uma reunião já foi realizada e um novo encontro está marcado para quinta (28) (Foto: Divulgação/Sintram)

O interesse da Ordem Hospitaleira em vender o hospital foi confirmado pelo promotor, Sérgio Gildin. Uma reunião com um grupo internacional interessado e com os irmãos da Ordem está marcada para esta quarta-feira (27). Especula-se que uma das interessadas seja o grupo Unitedhealth, mesmo mantedor da Amil. A reportagem do PORTAL tentou contato com a empresa que disse não comentar “rumores de mercado ou especulações”.

Neste momento uma comitiva formada por lideranças de Divinópolis está reunida com o secretário de Estado de Saúde, Fausto Pereira para tentar encontrar uma solução e evitar a venda do hospital.