Com quase dois anos de atraso a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da bacia do Rio Itapecerica começa nesta quarta-feira (24). A informação foi confirmada nesta segunda-feira (22) pela Copasa. Detalhes do novo cronograma ainda não foram divulgados. A previsão é de a obra ser concluída em agosto de 2018.
A maior planta programada, com capacidade inicial de 400 litros por segundo e previsão de ampliação ao longo do período da concessão até alcançar 600 litros por segundo, prestará serviços a uma população de 228.600 habitantes. Além disso, as instalações terão 67,8 quilômetros de rede de esgoto e 6,1 quilômetros de coletores.
O consórcio Divisa S.A. será responsável pela implantação de duas estações de tratamento, 16 estações de bombeamento do sistema e a construção das redes de coletores de águas, e se encarregará de sua operação e manutenção nos próximos 26 anos.
O início das obras ficou acertado durante reunião de conciliação entre representantes da Copasa, do município e da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário (Arsae) no dia 04 de agosto. A conciliação ocorreu após o município acionar a Arsae devido ao descumprimento do contrato por parte da companhia.
Pelo cronograma original, as obras deveriam ter sido iniciadas em janeiro do ano passado com previsão de conclusão em dezembro deste ano. Com o aditivo que será feito ao contrato, a Copasa ganhou mais dois anos para iniciar o tratamento de esgoto de Divinópolis. Atualmente 10% do esgoto da cidade já é tratado com a ETE do Rio Pará.