Tarifa Social da Cemig Divinópolis
Para ter direito ao benefício é necessário atualizar os dados na Semds (Foto: Divulgação)

Determinação estabelecida pela ANEEL nesta terça-feira (22) entrará em vigor a partir do dia 28 de maio

Portal Centro-Oeste

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça (22), em reunião pública, a Revisão Tarifária Periódica da Cemig Distribuição S.A. que entrará em vigor a partir do dia 28 de maio. A Concessionária atende 8,3 milhões de unidades consumidoras localizadas em 774 municípios de Minas Gerais. Confira os percentuais definidos para cada grupo de consumo:

Foto: ANEEL


O efeito médio da alta tensão refere-se às classes A1 (>= 230 kV), A2 (de 88 a 138 kV), A3 (69 kV) e A4 (de 2,3 a 25 kV). Para a baixa tensão, a média engloba as classes B1 (Residencial e subclasse residencial baixa renda); B2 (Rural: subclasses, como agropecuária, cooperativa de eletrificação rural, indústria rural, serviço público de irrigação rural); B3 (Industrial, comercial, serviços e outras atividades, poder público, serviço público e consumo próprio); e B4 (Iluminação pública).

A revisão tarifária periódica reposiciona as tarifas cobradas dos consumidores após analisar os custos eficientes e os investimentos prudentes para a prestação dos serviços de distribuição de energia elétrica, em intervalo médio de quatro anos. No caso da Cemig as revisões ocorrem a cada 5 anos. Os limites de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) da distribuidora para o período de 2019 a 2023 também foram revisados. A revisão tarifária da concessionária mineira ficou em audiência pública entre 07 de março e 21 de abril. Houve sessão presencial para discutir o processo tarifário na capital Belo Horizonte no dia 28 de março de 2018.